Cuidado com o alçapão
Suba um degrau de cada vez!
Publicado em 18 de março de 2024 | 11:08
Passamos longos dias projetando o ano de 2024. Analisamos indicadores, criamos nosso planejamento estratégico, assistimos palestras e nos organizamos para conquistar alguns objetivos para este ano. Botamos nosso coração em cada linha escrita e nossos bolsos no ICC (Índice de coeficiente de caga**) e agora, prontos para alcançar nossos objetivos, iniciamos um ano cheios de esperança.
Durante o processo nos deparamos com especialistas que romantizam e geram um natural e complexo glamour ao empreendedorismo baseado em termos como: propósito, ecossistema de dados, IA, governança, outsmart dentre outros tantos, mas que se esquecem de criar uma conexão real com o varejo brasileiro, aquele que verdadeiramente transforma a economia.
Precisamos ter muito cuidado com a aplicação destes termos, bem como a explicação deles para toda a equipe, afinal de contas, para não parecer ignorante, entendem que é melhor acenar positivamente do que perguntar o que realmente estão querendo lhes dizer – e não somos diferentes disso.
Neste contexto, a grande verdade de nossas projeções é que não podemos acreditar em tudo que vemos e ouvimos, pois ninguém conhece melhor nosso negócio que nós mesmos. Não podemos nos impressionar com o que os outros dizem, pois muitas empresas – mesmo à beira do abismo – gostam de mostrar-se vitoriosas e para isso inventam estórias (isso mesmo, como “E”) para nos desestabilizar. Precisamos filtrar os gurus do mercado que constroem fortunas através de experiências nunca vividas e um vocabulário rico que lhe faz parecer grandes especialistas.
Projetar tem a ver com identificar dificuldades, analisar possibilidades de crescimento e principalmente trilhar um caminho subindo um degrau de cada vez. Resumindo e abrasileirando de tudo que ouvimos dos especialistas, uma empresa precisa projetar seu futuro compreendendo sua maneira de agir frente às dificuldades, utilizando os dados como uma forma de análise e projeção e cuidando para que o ambiente de trabalho e o atendimento ao consumidor estejam alinhados ao desejo de cada um deles.
Mais que projetar, é fundamental verificar os resultados constantemente para que as mudanças de direção Cuidado com o alçapão sejam feitas no tempo certo sem gerar medo ou inércia (ausência de movimento).
Eu tenho certeza de que quando falamos em verificar resultados, você pensa que é importante entender por que as metas não foram atingidas, mas lhe asseguro que não tem nada a ver com isso. Em 31 de janeiro de 2024, a publicação de um gestor em suas redes sociais dizia o seguinte: Finalizamos janeiro com 45% da meta ANUAL atingida, amanhã iniciamos o dia revendo nossas projeções.
O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais