Xylexpo 2024 registra 11 mil visitas
Xylexpo 2024 contou com 11 mil visitantes na exposição internacional da bienal de máquinas e tecnologias para madeira e móveis
Publicado em 29 de maio de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
A 28ª edição da Xylexpo, feira internacional bienal de tecnologia para madeira e móveis, fechou na última sexta-feira, 24 de maio, com resultados mais do que satisfatórios. Os números oficiais mostram uma estabilidade substancial do evento, com uma participação de 11.288 pessoas.
Entre os visitantes – validados pelo Instituto de Certificação de Estatísticas de Exposições (IsfCert) –, 27% foram provenientes do estrangeiro. Entre estes últimos, 70% foram da Europa, 18% da Ásia, 5% das Américas e 5% da África.
“Devemos admitir que esperávamos números mais baixos, considerando o período difícil para as feiras, mas ao que parece, a longa tradição da Xylexpo mostrou mais uma vez o seu poder de atração”, diz Dario Corbetta, diretor da exposição.
– Top Móbile 2024: finalistas em Fornecedores da Indústria
“Além disso, a decisão de permanecer dentro dos dias úteis normais – de terça a sexta, deixando o sábado livre – foi recompensada e garantiu um comparecimento consistente, após o dia de abertura, em todos os dias de exposição”, acrescenta.
Os dias da Xylexpo 2024 – exposição exclusivamente dedicada às tecnologias e equipamentos do mobiliário e da madeira – ofereceram muitas pistas de reflexão, a partir da necessidade de apresentar aos expositores e visitantes um evento aberto a novos horizontes, desafio que os organizadores já assumiram para a próxima edição.
Os temas da “Indústria 5.0” chamaram grande atenção, embora a ainda falta de definição das regras de implementação por parte das autoridades italianas tenha anulado o aumento esperado nas encomendas. No entanto, muitos dos 270 expositores presentes, 33%, relataram contatos de alta qualidade e fecharam vários negócios durante a exposição.
A atividade online da Xylexpo registou números muito positivos: de 24 de abril a 25 de maio, o número de “contatos” foi enorme (58 mil no Facebook, 77 mil no Linkedin, 145 mil no Instagram e mais de 13 mil visualizações no YouTube).
A Xylexpo Digital também fez a sua parte: oferecendo um acervo de conteúdos criados para e durante a exposição, o canal atraiu mais de 3.200 “visitantes” durante a feira, e esse número crescerá exponencialmente nas próximas semanas, como todos os “Xylexpo Digital” o conteúdo permanecerá acessível sob demanda para a comunidade.