Guararapes lança livro em comemoração aos seus 40 anos

Publicação conta a trajetória de uma das maiores indústrias de painéis de MDF e compensados do Brasil

Publicado em 1 de agosto de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Para celebrar os seus 40 anos, a Guararapes, uma das maiores indústrias de painéis de MDF e compensados do Brasil, lança um livro contando toda a sua trajetória até os dias atuais. A publicação, disponível em formato impresso e online, conta como uma pequena madeireira familiar tornou-se uma das maiores fabricantes de Compensados e MDF do Brasil.

“O livro relata como a Guararapes é a prova viva do poder da visão, da determinação e do comprometimento de todos. Os leitores encontrarão histórias de desafios superados, inovações e sucesso. Poderão testemunhar a força de uma empresa impulsionada pela paixão, pela excelência e pelo desejo de fazer a diferença”, conta Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes.

A empresa foi fundada em 1984 pelos amigos e sócios João Carlos Pedroso e Walderez Bertolin (in memorian), no município de Quilombo (SC), como uma pequena madeireira e produção de 150 m³/mês. Em 1986, a sede foi transferida para Palmas (PR) e logo em seguida iniciou a produção de painéis de madeira compensada para exportação. A busca pela excelência impulsionou o crescimento da empresa, levando à inauguração de uma nova fábrica de compensados em Santa Cecília (SC) em 2002.

Congresso Nacional Moveleiro em outubro

Mais um passo importante foi dado com a inauguração de uma fábrica de MDF em Caçador (SC) em 2009. Com foco no mercado interno, portfólio de produtos inovadores e estratégia de marketing, a empresa cresceu rapidamente, e, em 2016, a capacidade produtiva anual passou de 200.000 m³ para 600.000 m³. O ano de 2023 foi um marco para a companhia, que inaugurou uma nova operação industrial, altamente sustentável, no complexo de Caçador (SC). Com isso, a Guararapes ampliou a sua a capacidade de produção de MDF em 90%, para 1,140 milhão m³/ano, passando a ter a maior planta das Américas no segmento.

O legado dos fundadores foi passado de pais para filhos, que mantiveram firme o compromisso em conciliar os negócios, o equilíbrio sustentável dos recursos naturais e o cuidado com as comunidades onde a indústria atua. “Nós não crescemos sozinhos, devemos isso ao trabalho e dedicação de toda a equipe. Por isso, cultivamos um legado de responsabilidade social, apoiando comunidades locais, protegendo o meio ambiente e promovendo o bem-estar de todos os nossos stakeholders”, explica Diórgenes Bertolin, diretor industrial da Guararapes. Para quem quiser saber mais sobre a história da Guararapes, o livro está disponível em português e inglês no site.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas