Ortobom: colchões tecnológicos e sustentáveis
Novos materiais e tecnologias que proporcionem maior conforto e durabilidade, além de um foco crescente em artigos sustentáveis são as apostas da Ortobom
Publicado em 9 de agosto de 2024 | 08:34 |Por: Júlia Magalhães
A marca Ortobom nasceu da união das palavras “ortopedia”, que remete aos cuidados com a anatomia humana, e “bom”, sugerindo um colchão que oferece conforto e saúde. Com essa premissa, a Ortobom evoluiu para se tornar uma indústria de base, fabricando a própria matéria-prima para a confecção de seus produtos.
Para se manter competitiva, o gerente de produto e desenvolvimento, André Gil, conta que a Ortobom investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento. “Estamos sempre atualizados sobre novas tecnologias e mudanças no comportamento do consumidor, acompanhando feiras e publicações técnicas especializadas”, comenta Gil. A flexibilidade nos processos de produção e a valorização do feedback dos clientes são aspectos fundamentais na estratégia da empresa.
Atualmente, uma das principais tendências observadas é a busca por colchões que ofereçam diferentes níveis de firmeza e suporte. “Estamos atentos às diversas preferências dos consumidores, desde os que preferem colchões mais macios até os mais firmes, utilizando materiais inovadores como espumas especiais para proporcionar conforto e suporte personalizados”, explica Gil.
A empresa também aposta em colchões inteligentes, equipados com sensores e recursos tecnológicos que monitoram o sono, ajustam a temperatura e oferecem feedback personalizado para melhorar a qualidade do descanso. “Nossa análise de dados do sono permite que os usuários identifiquem padrões e façam ajustes necessários para melhorar a qualidade do descanso”, destaca o gerente.
A sustentabilidade é outro pilar essencial. A marca tem investido em tecnologias e processos que minimizam o impacto ambiental. Um exemplo é o uso da tecnologia OceanCare, que transforma garrafas PET em tecidos utilizados nos colchões Liberty e Only. Outra iniciativa é o programa Green Sleep, que reduz o uso de madeira em 30% na produção de bases, cabeceiras e colchões ortopédicos através da utilização de EPS. A centralização de todos os projetos de ESG da empresa sob a iniciativa “Fábrica dos Sonhos” reforça seu compromisso com práticas ecologicamente corretas e socialmente responsáveis.
Expansão da Ortobom
Em julho, a Ortobom completou 55 anos, e de acordo com o gerente, as expectativas para o segundo semestre incluem um crescimento contínuo com a adoção de novos materiais e tecnologias que proporcionem maior conforto e durabilidade, além de um foco crescente em artigos sustentáveis.
Um exemplo dessa expansão é a inauguração do Complexo Simões Filho, na Bahia, previsto para o segundo semestre de 2024. Esta nova unidade contará com investimentos em máquinas e tecnologias avançadas, como a nova plataforma de e-commerce com realidade aumentada e 3D dos produtos, além de tecnologias em tecidos como OceanCare, FreshTouch e VProtect.
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!