Missão Comercial Oriente Médio começa nesta terça (20/08)
27 indústrias brasileiras de móveis participam de rodadas de negócios em Missão Comercial Oriente Médio do Brazilian Furniture
Publicado em 20 de agosto de 2024 | 09:38 |Por: Thiago Rodrigo
Reunindo algumas das economias que mais crescem no cenário global, o Oriente Médio está na mira das empresas exportadoras brasileiras. Além do incremento no poder de consumo e a crescente internacionalização da região, o anúncio de um acordo de livre comércio entre os países membros do Mercosul e os Emirados Árabes Unidos — que já deve ser concluído neste mês de novembro, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) — traz perspectivas ainda mais positivas para a atividade.
Acompanhando e colaborando com essa integração, a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), organizam a Missão Comercial Oriente Médio, que ocorre em Dubai, a partir de hoje (20). A ação é realizada por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture e vai até a próxima quinta-feira (22).
A missão inclui 27 indústrias brasileiras e dezenas de compradores de diversos países da região, sendo uma oportunidade estratégica para os fabricantes de móveis nacionais se inserirem de forma mais robusta no Oriente Médio, um dos mercados em maior ascensão atualmente.
“A Abimóvel e a ApexBrasil têm trabalhado de forma constante para apoiar as empresas brasileiras na expansão internacional. A Missão Comercial Oriente Médio é mais uma iniciativa que reforça esse compromisso, proporcionando às empresas uma plataforma para apresentarem seus produtos, negociarem diretamente com compradores locais e explorarem o potencial de um mercado estratégico”, reforça a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 170 empresas participam do projeto.
Em 2024, o projeto lança o novo ciclo do SIMB (Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário), alinhando-se de maneira atualizada à agenda ESG (Environmental, Social, and Governance) e ao Guia de Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas. O programa oferece um conjunto abrangente de ferramentas práticas, projetadas para ajudar as empresas do setor a integrarem critérios de sustentabilidade em suas operações.
Números consolidados do ano passado indicam que a indústria brasileira de móveis é a sexta maior produtora e a 28ª maior exportadora do mundo, tendo alcançado receita de US$ 830,7 milhões em produtos prontos comercializados para cerca de 180 países em 2023.