Você sabe como descartar tintas e vernizes da forma correta?
Especialista detalha como deve ser feito o descarte de produtos à base de água e solvente; reciclagem também é opção
Publicado em 11 de setembro de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Está correto jogar o resto de uma lata de tinta na pia? E descartar latas de verniz de uma obra em uma caçamba? A destinação correta de produtos da construção civil pode ser a diferença entre proteger o meio ambiente e contaminar o solo, rios e córregos.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o país gerou cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição no ano de 2021, o que equivale a 227 kg de entulho por habitante.
Segundo Renata Tamdjian, supervisora de Meio Ambiente e Regulatórios da Montana Química, empresa referência em tratamento, proteção e preservação de madeira, muitas cidades oferecem locais para recolhimento de resíduos de pintura. “Basta verificar os pontos mais próximos com a prefeitura ou empresas de gestão de resíduos. Também há pontos de coletas específicos oferecidos pelos fabricantes e pelos comerciantes”, afirma a profissional.
Para que o produto seja descartado da maneira correta, é necessário seguir algumas etapas. “É preciso esperar o material se solidificar, raspar com uma espátula para remover todo o produto e embrulhar em um jornal. Após fazer isso, jogar em lixo comum”, explica Renata Tamdjian.
A profissional ainda faz um alerta: “enquanto não for possível fazer o descarte, esses produtos devem ser armazenados em local seguro, longe de crianças e animais, e preferencialmente em sua embalagem original, bem vedada”.
Reciclagem
A última pesquisa feita pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção (Abrecon) mostra que, em 2019, foram produzidas cerca de 290,5 mil toneladas de resíduos por dia no país. O levantamento ainda aponta que foi feita a reciclagem de apenas 21% do total. Se 100% do material fosse aproveitado, seria possível construir dois Maracanãs por dia.
Na prática, no caso de tintas e vernizes, eles podem ser reciclados ou reutilizados. “Além de poder oferecer para os amigos e familiares, existem programas que aceitam doações para projetos comunitários ou para a produção de novos produtos a partir de resíduos”, afirma Renata.
As embalagens, como baldes plásticos e latas, também podem ser recicladas e destinadas às Áreas de Transbordo e Triagem (ATT) autorizadas pela prefeitura e Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s). “Algumas lojas aceitam as embalagens de volta para estimular esse movimento sustentável. Alguns fabricantes também oferecem pontos de coleta”, diz a especialista.
Desperdícios
Outra forma de contribuir com o meio ambiente é calcular a quantidade de produtos para evitar desperdício. A especialista afirma que, muitas vezes, consumidores podem aproveitar promoções ou dar preferência para embalagens com maiores quantidades – sem pensar na sobra de produtos e na consequente necessidade de dar destinação correta aos resíduos.
“Por exemplo, se uma obra vai demandar 10 litros de tinta, deve-se optar por comprar três galões de 3,6 litros em vez de um de 18 litros. Desta forma, é possível finalizar o projeto, já contando com uma margem para reparos e, se precisar descartar, será em menor escala. E, claro, posteriormente, a sugestão é levar as embalagens para a reciclagem correta”, explica a profissional.