Congresso Nacional Moveleiro: Prêmio Design da Movelaria Nacional valoriza a inovação
Durante o 11º Congresso Nacional Moveleiro, foi destacada a importância do prêmio, que está com inscrições abertas até 11 de fevereiro de 2025
Publicado em 2 de outubro de 2024 | 09:30 |Por: Júlia Magalhães
Durante o 11º Congresso Nacional Moveleiro, que acontece até esta quarta-feira (2), na Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba, o diretor-superintendente do Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Vitor Tioqueta, destacou a importância do Prêmio Design da Movelaria Nacional, que este ano foca também na reconstrução de regiões afetadas por desastres.
Com inscrições abertas, a premiação visa reconhecer o trabalho criativo de designers e indústrias moveleiras de todo o Brasil. A iniciativa é organizada pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), com correalização da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), do Sebrae e da Fiep.
“É fundamental pensarmos nas pessoas que são atingidas e termos um olhar sobre as micro e pequenas empresas que são impactadas neste cenário. Então, esse movimento que envolve o Congresso e o Prêmio gera um debate construtivo, promove soluções e fortalece o setor moveleiro”, comentou Tioqueta.
Até 11 de fevereiro de 2025, designers, arquitetos, estudantes e fabricantes de móveis podem inscrever seus projetos.
Reconhecimento ao talento brasileiro
O Brasil é o maior produtor de móveis da América Latina e sexto maior do mundo. O prêmio reconhece o talento, a originalidade, a gestão sustentável e o potencial inovador dos profissionais e marcas nacionais. As criações vencedoras serão levadas ao Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni), na Itália, maior e mais prestigiado palco do setor, além de outros importantes eventos nacionais e internacionais de peso.
Para o gestor nacional de Casa e Construção do Sebrae, Carlinho Santos, a premiação é uma oportunidade única para alavancar talentos emergentes e empresas de pequeno porte. “Ao participar, pequenos designers e fabricantes de móveis não só ganham visibilidade em eventos de renome mundial, mas também se beneficiam da chance de atrair interesse comercial e parcerias estratégicas que podem ser a chave para um crescimento sustentável e sustentado”, detalha.
Novidades do Prêmio Design da Movelaria Nacional
A edição de 2024 do Prêmio Design da Movelaria Nacional terá o tema “Ergonomia Sensorial”. A ideia é convidar os participantes para irem além da produção tradicional e do aspecto físico das peças, incorporando outros elementos para a experiência humana ao propor uma fusão entre design, inovação e sustentabilidade com base nos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança em português).
Outra novidade será a introdução da categoria de Mobiliário Emergencial, voltada para soluções de design que respondam de maneira ágil e eficaz às crises contemporâneas, sejam elas ambientais ou socioeconômicas. “Essas inovações são um reflexo do nosso desejo de manter o setor de móveis brasileiro na vanguarda das tendências globais”, pontua Carlinho Santos.
Categorias
A premiação abrange seis categorias que refletem a diversidade e a complexidade da produção moveleira no país. Interessados podem inscrever projetos em mais de uma. São elas:
- Mobiliário Autoral: destaca peças de mobiliário ou objetos de decoração autorais com assinatura pessoal de designers e arquitetos e que possam ser reproduzidos tanto em série quanto na marcenaria;
- Mobiliário Marcenaria: focado em criações passíveis de serem reproduzidas na marcenaria devido ao nível de personalização e customização das peças;
- Mobiliário Seriado: premia peças passíveis de serem reproduzidas pela indústria moveleira nacional sob critérios de produção em série e escalável;
- Mobiliário Emergencial: voltada para produtos que atendam a situações de crise, como soluções inovadoras, de ágil e efetiva implementação em meio a desafios econômicos ou ambientais;
- Resiliência Produtiva: reconhece cases empresariais de inovação e adaptação de fábricas que responderam dinamicamente às mudanças forçadas por desafios de ordem climática ou econômica;
- Novos Designers e Estudantes: categoria voltada para projetos inovadores desenvolvidos por estudantes ou recém-formados há até quatro anos.
Novas soluções para novas necessidades
Sob o tema “Ergonomia Sensorial”, a atual edição do Prêmio Design da Movelaria Nacional convida os participantes a irem além da produção tradicional e do aspecto puramente físico das peças, incorporando demais elementos essenciais para a experiência humana, ao propor uma simbiose entre beleza, simplicidade e conforto com os princípios ESG (Environmental, Social, and Governance).
“Essa abordagem visa destacar o design como um agente de transformação, capaz de criar soluções que tanto atendam às necessidades funcionais como promovam o bem-estar e a sustentabilidade frente às aceleradas mudanças que estamos vivenciando no mundo. A premiação é uma vitrine para o pensamento avançado no design de mobiliário, incentivando uma nova geração de produtos e reforçando o papel da indústria de móveis na evolução do ‘viver’, o que traz benefícios para os consumidores e amplia a competitividade das marcas no mercado”, explica o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz.
A diretora-executiva da entidade, Cândida Cervieri, complementa: “Cada categoria foi pensada para impulsionar a criação de peças que possam ser implementadas com viabilidade econômica, produtiva e ambiental, ao mesmo tempo em que preservam critérios estéticos e ergonômicos.”
Os interessados podem inscrever projetos até 11 de fevereiro de 2025.
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!