Pisos laminados com certificação e sustentabilidade

Empresas do setor de construção reforçam compromisso com qualidade de vida com certificações ambientais Greenguard Gold e E1, reconhecidas globalmente

Publicado em 29 de novembro de 2024 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo

O comportamento do consumidor está em transformação. De acordo com um estudo da PwC, publicado em 2024, 75% dos brasileiros afirmam que preferem marcas que demonstram um compromisso real com a sustentabilidade e práticas ecológicas, refletindo uma mudança de paradigma em que as questões ambientais e sociais são parte essencial das decisões de compra. As pessoas estão cada vez mais exigentes, buscando marcas que não apenas ofereçam qualidade, mas que também se alinhem aos seus valores.

Nesse cenário, a responsabilidade ambiental deixou de ser apenas uma questão de conformidade regulatória e se transformou em um verdadeiro diferencial competitivo, principalmente no setor de construção. As empresas de pisos e revestimentos, assim como fabricantes de outros materiais e acabamentos, estão mais atentas à necessidade de se adequar a normativas ambientais.

Certificação na Durafloor

A Durafloor, referência no mercado brasileiro de pisos laminados, se destaca nesse movimento, com a obtenção de certificações ambientais de alta relevância – os selos Greenguard Gold e E1 – reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar dos consumidores.

Elas atestam a qualidade superior dos produtos, garantindo ambientes internos mais saudáveis e seguros para as pessoas, e reforçam a responsabilidade ambiental, refletindo um movimento crescente nas indústrias de construção e design para atender às novas demandas de consumidores mais conscientes.

Em um contexto global em que a qualidade do ar interior está se tornando uma prioridade crescente, as certificações como Greenguard Gold ganham relevância. Estudos recentes mostram que a poluição interna, causada por compostos orgânicos voláteis (COVs) gerados por fontes domésticas e de consumo, como produtos de limpeza, móveis e equipamentos eletrônicos, pode ser até cinco vezes mais prejudicial à saúde do que a poluição do ar externo.

Mostra de Móveis de Ubá com ocupação total

A certificação Greenguard Gold da Durafloor atesta a baixíssima emissão de COVs de seus produtos, garantindo um ambiente interno mais salubre. Esta certificação rigorosa inclui critérios relacionados à qualidade de vida e superam as exigências para ambientes sensíveis, como escolas, hospitais, escritórios e outros.

O relatório de sustentabilidade da Green Building Council de 2023 destaca que a qualidade do ar interior será um dos principais fatores de decisão para construtores e arquitetos nos próximos anos, com 72% dos projetos de edifícios comerciais priorizando a escolha de materiais que minimizem a emissão de poluentes.

No mercado norte-americano, a certificação Greenguard é reconhecida e preferida por mais de 450 guias de compra do governo, varejistas e ferramentas de avaliação de edifícios ecológicos. Ao adotar esses produtos, os profissionais do setor garantem que estão escolhendo materiais que contribuem para ambientes internos mais salubres e ambientalmente responsáveis.

Por que investir na certificação E1?

Empresas que investem na certificação E1 reduzem voluntariamente as emissões de formaldeído em seus produtos, atestando seu compromisso com a saúde dos consumidores, e se antecipando às exigências do mercado.

A Durafloor conseguiu antecipar para 2023 um compromisso de transição para a categoria E1 firmado na estratégia ESG da empresa, inicialmente previsto para 2025. Dados da Associação Brasileira de Indústria de Madeira (Abimci) indicam que 60% das empresas do setor de construção já estão buscando alternativas para reduzir a emissão de formaldeído, alinhando-se com as expectativas de consumidores.

“Esta certificação é uma prova concreta do nosso compromisso com soluções que minimizam o impacto ambiental e com práticas inovadoras e diferenciadas para promover conforto, bem-estar, segurança, um estilo de vida mais sustentável. E representa uma vitória para o mercado consumidor, clientes, parceiros e para o meio ambiente”, afirma Patrícia Cisternas, gerente de marketing de produto da Durafloor.

Patrícia destaca que a responsabilidade ambiental da marca vai além das certificações. Com uma visão holística que integra aspectos ambientais, sociais e econômicos, a empresa busca constantemente novas formas de inovar e melhorar. “Nossa estratégia de responsabilidade ambiental é dinâmica e está em constante transformação. Para agregar valor aos produtos e garantir maior atratividade, estamos sempre buscando alinhar nossos objetivos com os mais altos padrões globais”, completa ela.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas