Sayerlack frisa compromisso com sustentabilidade e segurança
Sayerlack destaca compromisso com o projeto de Lei 3428/2023, que estabelece limites rígidos para a presença de chumbo em tintas e revestimentos
Publicado em 2 de dezembro de 2024 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo
A aprovação recente do Projeto de Lei 3428/2023 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) é um marco importante para o setor moveleiro e de revestimentos no Brasil. Este projeto estabelece limites rígidos para a presença de chumbo em tintas e materiais de revestimento, uma medida essencial para proteger a saúde pública e o meio ambiente.
O Projeto de Lei (PL) segue para o Senado Federal e sua aprovação completa reforçará o compromisso do Brasil com padrões mais elevados de segurança e sustentabilidade.
A Sayerlack, atenta às melhores práticas globais, já implementa, desde 2022, formulações totalmente isentas de chumbo, um passo que foi resultado de um extenso processo iniciado em 2019. Essa reformulação teve como objetivo não apenas cumprir futuras legislações, mas também alinhar a empresa aos mais altos padrões internacionais de sustentabilidade e segurança.
Inovação e sustentabilidade da Sayerlack
Sempre pioneira no mercado de tintas e vernizes, a Sayerlack reafirma sua posição de liderança tecnológica e seu compromisso com o bem-estar de clientes, colaboradores e o meio ambiente. Como especialista em soluções para o tratamento e a preservação da madeira, a empresa vai além de atender a legislações; busca constantemente inovar em seus processos e produtos para garantir um futuro mais sustentável.
– Exportações de móveis e colchões avançam em setembro
“Desde a pesquisa até o desenvolvimento de novos produtos, cada etapa do processo na Sayerlack é pautada por critérios rigorosos de sustentabilidade. Fórmulas inovadoras, livres de metais pesados e com alta eficiência, são resultado de anos de investimento em pesquisa e parceria com fornecedores comprometidos com práticas ambientais responsáveis”, destaca o diretor geral da Sayerlack, Marcelo Cenacchi. Entre os destaques de sua atuação sustentável, estão:
Uso de matérias-primas renováveis: ingredientes como óleo de soja, óleo de coco e óleo de mamona já são incorporados em diversas formulações, alinhando a durabilidade dos produtos às demandas ambientais.
Nanotecnologia e desempenho: pesquisas avançadas em nanotecnologia permitem a criação de produtos com maior durabilidade e melhor desempenho, causando menor impacto ambiental, pois estendem o ciclo de vida das aplicações.
Controle de qualidade e produção interna de resinas: produzindo a quase totalidade das resinas que utiliza, a Sayerlack assegura o máximo controle sobre a qualidade e fidelidade de suas formulações.
Além disso, a empresa trata de forma responsável os recursos naturais que utiliza, como a água em seus processos produtivos, reafirmando sua missão de agir de forma equilibrada e sustentável. Segundo Cenacchi, a Sayerlack segue na vanguarda tecnológica, demonstrando que é possível unir alto desempenho técnico, segurança e sustentabilidade em cada produto.
“A implementação de fórmulas isentas de chumbo antes mesmo da aprovação do PL 3428/2023 reforça o compromisso da empresa com um futuro mais seguro e sustentável, promovendo a preservação da madeira e a proteção da saúde de todos que utilizam seus produtos”, acrescenta Cenacchi.
Este posicionamento evidencia a missão da Sayerlack: oferecer soluções de alta performance que respeitem o meio ambiente e atendam às necessidades do mercado moveleiro e de transformação da madeira com responsabilidade e inovação.