Harmony Brazil expande mercado com móveis sustentáveis

Empresa do CEO brasileiro, Salim Skaf, Harmony Brazil já é considerada uma das melhores para trabalhar

Publicado em 23 de dezembro de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Uma jovem empresa de móveis artesanais em Maringá (PR), se tornou gigante em pouco tempo. A Harmony Brazil, que chegou ao país em 2022 com apenas um funcionário, já conta com mais de 60 colaboradores e se destaca por seu ambiente de trabalho excepcional, certificado pela Great Place to Work (GPTW), presente em 97 países. A Harmony Brazil apresentou 96% de aderência aos pré-requisitos exigidos para a certificação.

De acordo com o diretor executivo da Harmony Brazil, Leandro Amorim Correia Lima, a partir de uma necessidade de atender à demanda por móveis de alto padrão nos Estados Unidos, a Harmony identificou a oportunidade de abrir uma fábrica em Maringá, no Paraná. Em 2022, a empresa iniciou seus primeiros investimentos com a construção de um fábrica que ocupa três mil metros quadrados de área, já com perspectivas de expansão nos próximos anos.

Um estudo sobre o alto potencial do mercado mobiliário sofisticado e produção sustentável impulsionou a abertura da Harmony. “No período de um ano, aumentamos em mais de 300% a nossa fabricação de mobiliário, que é destinada aos lojistas de alta performance do Brasil e do mercado externo“, explica Lima.

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Hoje, a Harmony Brazil é reconhecida por seus funcionários como um excelente lugar para trabalhar. A empresa recebeu a certificação GPTW após questionários espontâneos que a apontaram como tendo o perfil de comunicação transparente, justiça e ética, respeito e valorização das pessoas, diversidade e inclusão, senso de comunidade, colaboração e trabalho em equipe, sentimento de pertencimento e benefícios para a comunidade.

De acordo com a engenheira química e responsável pela área de operações da Harmony, Thaisa Bertolassi, a Harmony se tornou um lugar cobiçado por profissionais que desejam obter um plano de carreira. Além de rápida expansão, a empresa oferece um ambiente de trabalho onde todos os setores estão interligados pela boa comunicação.

Para a coordenadora de RH, Vanessa formiga, a implementação do sistema de desenvolvimento de liderança da Harmony possibilita aos funcionários um olhar para o futuro e assim investirem no crescimento profissional na direção dos propósitos da empresa.

Primeiro investimento

O CEO da Harmony, o brasileiro Salim Skaf, inaugurou a primeira empresa no EUA em 2019, durante a pandemia, customizando ambientes para famílias em isolamento. O empresário é engenheiro de computação formado pela USP, com MBA em Administração de Empresas pela Lynn University.

Essa iniciativa deu origem à Harmony Studio Miami, que desenvolve projetos personalizados, principalmente artesanais e sofisticados e impulsionou a expansão de móveis para o Brasil. A internacionalização da cultura de design e de móveis “Made in Brazil” é uma missão central da Harmony

Nesse sentido, Skaf destaca a importância da produção sustentável, desde a curadoria de materiais até a ênfase em um design inspirado na natureza. A empresa busca otimizar seus processos produtivos, promovendo o uso consciente dos materiais, o aproveitamento de resíduos para a reciclagem e a rastreabilidade total na cadeia de produção. “Nesse cenário, primamos pela qualidade nos processos produtivos, envolvendo o talento dos funcionários com a integração em todas as etapas. Oferecendo um ambiente de boas práticas, segurança e oportunidade de crescimento profissional”, enfatiza Skaf.

Cenário positivo

A Harmony Brazil e a Harmony Studio Miami são resultado de um cenário positivo no mercado mobiliário. Nos Estados Unidos, a produção de móveis sustentáveis atingiu 20,4 milhões de unidades em 2022, com um crescimento 12% em 2022 com relação ao ano anterior. No Brasil, o mercado de móveis sustentáveis movimentou R$ 10 milhões em 2022.

Nessa trajetória de crescimento a Harmony faturou cerca de US$ 6 milhões até o final de 2023 com a venda de móveis e produção própria de tapetes com material reciclado de garrafas pet. Esse último segmento gerou US$ 2 milhões do total da receita e 23% das vendas e para 2024, em cenário de crescimento, a empresa projeta faturamento de US$ 12 milhões, incluindo as duas empresas.

Expansão em 2024

A empresa planeja expandir os negócios em 2025 com o comércio eletrônico e a transformação digital no nicho de produção de móveis para interiores ainda pouco explorado. “As novas tecnologias permitirão entregas rápidas e de alta qualidade, porém diferenciadas do mercado do conglomerado multimarcas. Teremos projetos com projeção de linhas com imagem, luz, sombra e cores, entre outros recursos gráficos com a tecnologia 3D”, afirma Skaf.

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