Lojas Tradição: expansão focada no digital e no físico

Com oito unidades físicas no interior de São Paulo, a Lojas Tradição alia presença digital forte e atendimento próximo, alcançando clientes em todo o Brasil

Publicado em 12 de dezembro de 2024 | 08:47 |Por: Júlia Magalhães

Fundada em 2013 no interior de São Paulo, a Lojas Tradição começou com uma pequena operação de venda de móveis seminovos e, rapidamente, evoluiu para uma rede consolidada de oito lojas físicas. Combinando o atendimento personalizado característico do interior com uma forte presença nas redes sociais, a empresa se destaca pela inovação e pelo compromisso com a experiência do cliente.

Hoje, com planos de expansão no e-commerce e um crescimento de 30% em relação ao ano passado, a Lojas Tradição mira novas oportunidades no mercado digital. À frente da marca, o proprietário Raphael Ferraz compartilha como o marketing estratégico e a conexão com o público têm sido os pilares do sucesso da empresa. Confira!

Móbile Lojista | Pode compartilhar conosco a trajetória da empresa?

Raphael Ferraz | Comecei em 2013 com móveis usados. Eu tinha acabado de me formar na faculdade e sonhava em empreender. Na época, minha mãe tinha um brechó de roupas usadas, onde acabava colocando alguns móveis. Com a ideia fresca da faculdade, pensei em abrir uma loja de móveis seminovos de maneira mais profissional. Assim surgiu a Vitória Seminovos. Como os lojistas de carros chamam de ‘seminovos’ os veículos usados, eu queria adotar essa mesma ideia para móveis, evitando o termo ‘móveis usados’.

A loja tinha identidade visual, uniforme e fachada, coisas que não eram tão comuns entre os concorrentes. Conseguimos nos destacar, mas, com a vontade de crescer, mudamos para móveis novos e reinauguramos como Lojas Tradição. Com muito trabalho, nos estabelecemos e expandimos para filiais e vendas on-line.

Lojista | Quais foram os principais marcos e conquistas que moldaram a história da empresa ao longo dos anos? Como vocês superaram os desafios?

Ferraz | Conseguimos nos destacar nas redes sociais, especialmente com vídeos e propagandas no Facebook, o que continuamos com força no Instagram. Sempre fizemos um trabalho honesto, com carinho e dedicação ao cliente, além de sermos agressivos no marketing e em ofertas exclusivas, que foram ganhando visibilidade ao longo do tempo. Superamos desafios mantendo o equilíbrio, com foco em aprendizado e inovação constante.

Lojista | Como se mantêm relevantes e competitivos em relação às grandes redes varejistas? Qual é o principal diferencial da marca?

Ferraz | Nos destacamos por sermos especialistas em móveis, o que nos permite ter muita variedade e parcerias de longo prazo com as indústrias, garantindo ótimas negociações e preços competitivos. O cliente sente esse diferencial do preço na loja, além de um atendimento com muito carinho e entrega e montagem rápida e especializada.

Nosso diferencial é o marketing. Estamos sempre muito ativos nas redes sociais, com atendimento on-line especializado, humano e ágil. O cliente pode ser atendido na loja, no site ou pelo WhatsApp, o que for mais conveniente. Além disso, temos um time engajado que faz o melhor em cada setor da empresa, o que o cliente sente no atendimento.

Lojista | Em quais estados e cidades estão presentes com lojas físicas? Quantas unidades no total?

Ferraz | Temos oito lojas físicas em sete cidades no interior de São Paulo: Bauru, Marília, Garça, Lins, Botucatu, Jaú e Santa Cruz do Rio Pardo. Também vendemos pelo site, marketplaces e WhatsApp, com entrega em todo o Brasil.

Lojista | Vocês têm logística própria? Como funciona?

Ferraz | Nossa logística é mista; temos caminhões próprios, parcerias com freteiros e também trabalhamos com transportadoras para atender o Brasil todo.

Lojista | Você comentou sobre a força da empresa no digital. Há diferenças nos produtos ou precificação entre on e off-line?

Ferraz | Vendemos on-line com o mesmo mix, embora alguns preços possam variar devido aos custos fixos das lojas físicas, o que permite preços mais competitivos em alguns canais digitais.

Raphael Ferraz, proprietário da Lojas Tradição

Lojista | Falando em mix, quais são os principais fabricantes?

Ferraz | Nossos principais parceiros incluem DJ Móveis, Moval, Demobile, Gelius, Ferguile, Ortobom e Castor. São parceiros de longa data que têm nos apoiado nessa trajetória.

Lojista | Quais são as expectativas para o restante de 2024 e para 2025? Há novidades previstas para o próximo ano?

Ferraz | Este ano estamos crescendo 30% em relação a 2023, com uma boa contribuição das vendas on-line e crescimento também nas lojas físicas. A Black Friday é sempre um ótimo período para nós, e para 2025 já traçamos metas e planejamento estratégico para buscar novos recordes. Nossa mentalidade é sempre de protagonismo, focando em melhorias e crescimento, independentemente do cenário econômico.

Lojista | Por fim, o que podemos esperar para o futuro da loja? Existem tendências específicas que a empresa pretende explorar?

Ferraz | Costumo dizer que ainda estamos engatinhando, com muito a aprender e uma longa jornada pela frente. Nosso foco está em expandir o mercado on-line, aumentar as vendas nas lojas atuais e continuar a expansão de novas unidades nos próximos anos.

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