Brazilian Furniture impulsionou US$ 367 milhões no ciclo 2023-2024

Projeto de incremento às exportações de móveis promoveu 4.118 rodadas de negócios, envolvendo compradores de 56 países nos últimos dois anos

Publicado em 16 de janeiro de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Promovido pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Projeto Setorial Brazilian Furniture encerra mais um ciclo com resultados expressivos que reafirmam seu papel estratégico na internacionalização e expansão da indústria de móveis brasileira.

Por meio de 31 ações internacionais realizadas ao longo de 2023 e 2024, o projeto gerou aproximadamente US$ 367 milhões em negócios fechados e prospectados em 4.118 rodadas entre empresas brasileiras e compradores internacionais. Um número que reflete o impacto direto da atuação do projeto na consolidação das marcas, profissionais e produtos brasileiros no mercado global.

Entre os principais resultados alcançados em 2023 e 2024 estão:
– US$ 366.986.440,00 em negócios prospectados e fechados nas ações;
– 4.118 rodadas de negócios, envolvendo 56 países nas ações internacionais;
– 21.137 contatos comerciais realizados, dos quais 61,7% foram novos contatos;
– Participação de 558 empresas e 231 compradores internacionais.

Tais ações incluíram a participação em grandes Feiras Internacionais, Missões Comerciais e o Projeto Comprador, que além de trazerem importadores qualificados para conhecerem o mercado brasileiro, também abriram as portas de mercados estrangeiros para empresas nacionais.

Além disso, iniciativas como o Projeto Imagem deram visibilidade aos produtos brasileiros, colocando nossas marcas, identidade e ações em pauta nos principais veículos do setor no mundo, reforçando o posicionamento do Brasil como um player de relevância em termos de indústria e design no mercado global.

Brazilian Furniture acima da média global

Entre 2023 e 2024, as empresas participantes do Brazilian Furniture conquistaram um avanço de 8,2% em termos de posicionamento internacional, acima da média nacional de 3,2% e muito além da média conservadora global de -3,73%.

Segundo o CSIL (Centro de Estudos Industriais), no ano passado o comércio internacional de mobiliário experimentou queda de 9% em dólares correntes, sem contar a inflação.

Em contrapartida, o sucesso do projeto nos últimos anos vêm sendo impulsionado por uma série de programas e iniciativas que abordam os desafios contemporâneos do mercado global, agregando valor e fortalecendo a competitividade das empresas brasileiras:

Design + Indústria: conectando designers e indústrias de móveis, o programa resultou em peças inovadoras e de alto valor agregado, reforçando o papel do design como uma ferramenta de diferenciação e competitividade.

SIMB: o Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário se alinhou às diretrizes ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), garantindo que o mobiliário brasileiro seja reconhecido não apenas por sua qualidade, mas também por sua responsabilidade ambiental e social; Questões imprescindíveis nos dias atuais.

Feiras Internacionais e Projeto Imagem: as ações de consolidação da presença e visibilidade da indústria e do design de móveis brasileiros promovidas por meio do Brazilian Furniture, colaboram para solidificar a marca Brasil em grandes eventos globais, fortalecendo sua reputação no exterior.

Projeto Comprador e Missões Comerciais: iniciativas que facilitaram conexões diretas entre fabricantes brasileiros e compradores internacionais, resultando em rodadas de negócios altamente produtivas e parcerias duradouras.

Exportações brasileiras de móveis e colchões

As iniciativas organizadas a partir do Brazilian Furniture não apenas impulsionaram os negócios das 175 empresas associadas, mas também contribuíram para o crescimento das exportações do setor de móveis e colchões como um todo. As expectativas para o fechamento do ano (média geral) giram em torno de um avanço de 1,6% em 2024 frente ao ano passado.

Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel e gerente do Brazilian Furniture, enfatiza o impacto dessas iniciativas: “Os números do último ciclo demonstram que o Brazilian Furniture é mais do que um projeto de promoção comercial. Trata-se de uma plataforma estratégica para posicionar a indústria moveleira brasileira no mercado global, conectando inovação, sustentabilidade e oportunidades reais de negócios, que se transformam em mais investimentos, modernização, emprego e renda em nosso país”.

Brazilian Furniture

Brazilian Furniture

Cândida Cervieri

Clarissa Franco, gestora do projeto na ApexBrasil, reforça a importância da estratégia integrada: “Através de inteligência de mercado, networking e uma agenda estruturada de ações, conseguimos oferecer às empresas associadas ferramentas para enfrentar os desafios do mercado global e ampliar sua competitividade”.

Por que se associar ao Brazilian Furniture?

O mercado global de móveis atravessa um período de transformações impulsionadas por mudanças nos hábitos de consumo, demandas crescentes por sustentabilidade e inovações tecnológicas. Nesse contexto, a indústria de móveis brasileira tem encontrado oportunidades únicas, graças ao seu diferencial em design assinado, produção sustentável com biodiversidade e matérias-primas originais, bem como capacidade produtiva e de adaptação.

Entrando em um novo ciclo em 2025, com uma agenda renovada e a inserção de ações em novos mercados-alvo, o Brazilian Furniture atua como catalisador dos principais movimentos globais, oferecendo suporte para que as empresas brasileiras compreendam e respondam a às demandas emergentes. Empresas que ainda não fazem parte do projeto têm muito a ganhar ao se integrar a essa plataforma. Participar do Brazilian Furniture oferece:

Brazilian Furniture

Brazilian Furniture

Clarissa Franco

– Acesso e presença em mercados-alvo, com oportunidades reais de negócios e parcerias;
– Capacitação e suporte estratégico por meio de um escopo de programas e ações;
– Sustentabilidade como vantagem competitiva, alinhada às tendências globais;
– Networking direto com compradores internacionais de mercados-alvo;
– Maior visibilidade e projeção internacional para marcas e produtos;
– Relatórios analíticos e inteligência de mercado para a tomada de decisões informadas e capacitadas;

“O Brazilian Furniture é uma oportunidade e tanto para as empresas brasileiras, impulsionando o crescimento não apenas das marcas participantes, mas de toda uma cadeia”, conclui Cândida Cervieri.Brazilian Furniture

 

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas