Recuperador de PIX: inovação da Enviou para e-commerces

Ferramenta da Enviou recuperou 32% das vendas abandonadas por pagamento via PIX durante a Black Friday 2024

Publicado em 23 de janeiro de 2025 | 08:00 |Por: Júlia Magalhães

Segundo o Banco Central, o PIX bateu recorde de transações na Black Friday de 2024, com 239,9 milhões de transferências realizadas em um único dia, movimentando R$ 130 bilhões.

Consolidado como o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, o PIX registrou quase 42 bilhões de transações em 2023, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Febraban. Contudo, mesmo com esse sucesso, desafios como as transações abandonadas continuam a impactar o mercado.

“Muitos consumidores escolhem o PIX como forma de pagamento, mas acabam não concluindo a compra, gerando prejuízos para os lojistas on-line. Por isso, criamos uma ferramenta capaz de reverter essas situações e recuperar vendas perdidas”, explica o, CEO da Enviou – plataforma multicanal de automação de marketing para e-commerce –, Felipe Rodrigues.

A solução apresentada pela empresa é o Recuperador de PIX, um plugin inteligente que automatiza o envio de lembretes personalizados aos consumidores que não completaram o pagamento via PIX. Operando por meio de gatilhos automáticos, o sistema monitora as transações pendentes e utiliza canais como e-mail, SMS e WhatsApp para lembrar o cliente de concluir sua compra. Além disso, permite a oferta de incentivos, como frete grátis ou descontos, para aumentar a conversão.

Segundo Rodrigues, a ferramenta não só reduz os índices de abandono, como também otimiza a gestão de pagamentos e melhora a experiência do cliente. “Ao simplificar o processo e oferecer uma comunicação alinhada à linguagem da marca, proporcionamos um aumento expressivo na conversão de vendas e na eficiência do e-commerce”, destaca o CEO.

Resultados expressivos durante a Black Friday

Testada por lojas de moda feminina, streetwear e saboaria artesanal na Black Friday 2024, a ferramenta trouxe resultados surpreendentes. Utilizando automação personalizada e mensagens com o PIX no formato ‘copia e cola’, enviadas 15 minutos após o pedido não pago, a solução alcançou uma taxa média de 67% de visualizações das mensagens e converteu 32% das transações abandonadas em vendas concluídas.

“Essa taxa de conversão é altíssima para operações on-line, e comprova que a ferramenta traz um impacto positivo e expressivo ao e-commerce”, celebra Rodrigues. Ele destaca que, combinada a outras soluções da plataforma, como o ‘Recuperador de Carrinhos’ e ‘Recompra Inteligente’, a taxa de conversão geral pode crescer até 20%, ampliando ainda mais o potencial de vendas das lojas virtuais.

Com a expectativa de aumentar em 35% o número de e-commerces atendidos, o Recuperador de PIX reforça o compromisso da Enviou com a inovação e a transformação do comércio eletrônico brasileiro.

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas
    Mais Lidas