Artecola define sua Cultura Meta
Empresa investe em estratégia inovadora de transformação em processo que vem sendo trabalhado há meses com diagnóstico orientado por consultoria internacional
Publicado em 28 de janeiro de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
A Artecola Química deu um novo e importante passo em seu processo de transformação cultural. Depois de etapas de diagnóstico, análises e validação de informações, o desenho de sua Cultura Meta foi finalizado e apresentado a todos os colaboradores, das nove unidades que operam em seis países.
A estratégia de investir no Capital Cultural da empresa é destaca pelo Presidente Executivo, Eduardo Kunst, como um movimento diferenciado. “Temos trabalhado há alguns anos em planejamento e ações para projetar a Artecola do futuro. Identificamos que a Cultura é o principal valor nessa construção e implantamos um processo inovador para definir o perfil desejado. Assim, em um processo de cocriação com toda nossa equipe, construímos nossa Cultura Meta”, afirma o empresário.
O diagnóstico inicial foi realizado a partir de uma pesquisa com todos os colaboradores, aplicada com o apoio de uma consultoria internacional. Cada pessoa avaliou como via seus próprios valores, os valores da empresa naquele momento e os valores desejáveis para a companhia, em sete aspectos. Entre eles, o desenvolvimento sustentável e a excelência operacional.
– Parceria impulsiona sustentabilidade na indústria moveleira
“A partir desse diagnóstico, passamos a trabalhar na construção da cultura desejada. Com a participação de todos, iniciamos um processo de profunda transformação que ainda é pouco aplicado nas empresas, o que o torna pioneiro e inovador”, enfatiza o presidente.
Em 2024, depois de definida a Cultura Meta Artecola, houve um momento prévio de preparação das lideranças, dentro da metodologia de exemplo a partir das lideranças. O resultado do diagnóstico e a Cultura desejada foram então apresentados a todas as equipes.
“A Cultura Meta alinha o senso de direção e propósito, orientando os esforços de toda a empresa. Agora vamos fortalecer em nossas múltiplas operações a construção de uma jornada rumo à cultura unificada, integrada e alinhada que buscamos entre todas as unidades. Para chegarmos a uma só Artecola, a Artecola Multilatina em sua essência”, resume Kunst. São esperadas melhorias tangíveis no desempenho de líderes, equipes e de toda a organização.
Cultura Meta da Artecola
Com base no diagnóstico e avaliações, a Visão da empresa foi aperfeiçoada: Ser o melhor aliado de negócios em adesivos e laminados termomoldáveis da América Latina, promovendo o desenvolvimento sustentável da região. Já a expressão Unimos o que junto tem mais valor do que separado passou a significar o Propósito da companhia.
“Temos as lideranças promovendo nossa Cultura Meta com seu exemplo, e todos os colaboradores promovendo essa jornada, fazendo sua parte para termos uma Artecola melhor a cada dia, mais sustentável e onde as pessoas cresçam junto com a empresa”, diz o executivo.
Quatro pilares, ou Valores, foram definidos como base para o novo desafio: Melhoria Contínua, Excelência Operacional, Marcar a Diferença e Desenvolvimento Sustentável. Eles estão conectados à Missão da Artecola, que foi revisada e redesenhada: Desenvolvemos, fabricamos e fornecemos soluções em adesivos e laminados termomoldáveis para clientes industriais, redes de distribuição comercial e usuários finais.
“Estas mudanças reforçam a compreensão sobre o que fazemos, por que e para quem. Com a Meta Cultura Artecola, não apenas estas questões ficam respondidas, como todos sabem a forma de ação para seguirmos em desenvolvimento”, enfatiza o presidente executivo.