Router CNC na marcenaria
Máquina Router CNC é uma boa opção de melhor custo-benefício para realizar operações de usinagem em madeira e móveis
Publicado em 16 de maio de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Marcenarias que desejam aumentar sua capacidade de produção com eficiência, agilidade e personalização das peças de móveis, podem encontrar nas máquinas Router CNC uma opção de maior qualidade em comparação ao trabalho manual. Ter uma router CNC na marcenaria possui muitas vantagens. A começar pela automatização do processo de corte ou gravação, permitindo a produção em massa. Com seu processo programado, a chance de erro humano é muito reduzida, o que melhora a qualidade final das peças e reduz retrabalhos, sendo possível criar designs detalhados e complexos, que seriam difíceis de executar manualmente, como gravações 3D, cortes curvos e detalhes.
– Top Móbile comemora 20 edições em 2025
Quem explica mais a respeito é Lais Quirino, coordenadora de marketing da Delta CNC, empresa de Salto (SP), com mais de dez anos de mercado. “Com a automatização há um ganho de tempo, enquanto a máquina trabalha é possível adiantar outras tarefas da marcenaria. Além de que o próprio tempo de corte da máquina é muito menor e você consegue trabalhar com diversos materiais, incluindo madeira, plásticos, metais, espumas e outros. Isso oferece flexibilidade para diferentes aplicações”, garante a profissional.
Uma router CNC pode ser operada por uma única pessoa que seja treinada para programar e supervisionar a máquina, o que reduz a necessidade de mão de obra. Entre as tarefas e processos que o equipamento pode executar, estão o processo de corte de forma automatizada, furações, corte 45°, usinagem de puxador cava, puxador especial e canaletas, marcações, fresagens, desbaste, ripado encaixado, formas orgânicas, gravações e até cortes 3D.
Lais aponta que a Router CNC é uma máquina de entrada. Com ela, o marceneiro consegue utilizar no modo simples ou incluir acessórios que facilitarão ainda mais o dia a dia na marcenaria, como por exemplo, mesa à vácuo e coletor de pó. “É muito utilizada em marcenarias de pequeno e médio porte em virtude do custo-benefício”, frisa.