Dia das Mães deve impulsionar vendas em 2025
Oito em cada dez brasileiros afirmam que pretendem comprar presentes no Dia das Mães, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro
Publicado em 30 de abril de 2025 | 08:50 |Por: Júlia Magalhães

Considerada a segunda data mais importante do varejo brasileiro, o Dia das Mães deve mobilizar aproximadamente 133 milhões de consumidores em 2025. Oito em cada dez brasileiros afirmam que pretendem comprar presentes, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro.
O levantamento aponta que dois terços dos consumidores que pretendem presentear devem gastar entre R$ 100 e R$ 500, valor que representa 61% das intenções de compra. O estudo ainda indica que esse comportamento deve abranger diferentes regiões do País e perfis sociais, aquecendo o comércio como um todo.
Panorama das intenções no Dia das Mães
A pesquisa realizada entre 18 e 28 de março de 2025, com 1.499 entrevistados, mostrou um crescimento no percentual de brasileiros dispostos a comprar presentes na data. Em relação ao ano anterior, a intenção de compra subiu, com 71% dos entrevistados declarando que pretendem presentear. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Apenas 18% dos participantes afirmaram que não pretendem comprar nada. Por outro lado, o desejo de presentear é maior entre as classes D e E, com 87% de intenção de compra, seguidos pelas classes C (81%), A e B (80%).
O tíquete médio de até R$ 500 é mais comum entre os consumidores das classes D e E, enquanto outros 19% devem gastar até R$ 100. Para o Instituto Locomotiva, o desejo de celebrar a data é compartilhado por todas as camadas sociais.
Oportunidade para o varejo moveleiro
Embora o estudo destaque segmentos como cosméticos e roupas entre os mais buscados, os dados evidenciam uma janela importante para o setor moveleiro. Isso porque a diversidade de perfis de consumo, a intenção ampla de presentear e o alto número de consumidores engajados indicam um cenário positivo para categorias que combinam valor simbólico e utilidade prática – como móveis multifuncionais ou itens de decoração.
Além disso, a pesquisa permite inferir que produtos com diferentes faixas de preço, adaptáveis ao estilo e necessidade das mães homenageadas, podem se destacar como opções relevantes.
Segundo o estudo, nove em cada dez mães esperam receber algum tipo de presente na data comemorada em 11 de maio. O dado reforça o potencial comercial do período e o papel estratégico que empresas de todos os setores, podem desempenhar ao se posicionar com ofertas relevantes, campanhas segmentadas e soluções criativas para diferentes perfis de consumidor.
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