Ligna celebra 50 anos de inovação

Principal feira comercial do mundo que reúne a indústria madeireira global, ocorre entre hoje e sexta-feira em Hannover, na Alemanha

Publicado em 26 de maio de 2025 | 09:45 |Por: Thiago Rodrigo

De 26 a 30 de maio de 2025, a Ligna celebrará seu 50º aniversário, após ter sido desmembrada da Hannover Messe em 1975, no auge da crise do petróleo. Desde então, os expositores da Ligna têm demonstrado a importância econômica da indústria madeireira a cada dois anos: um mercado global multibilionário com alta participação nas exportações, que desempenha um papel fundamental na construção sustentável e na bioeconomia.

São cinco décadas do qual a principal feira comercial do mundo para a indústria madeireira e de processamento de madeira, realizada em Hannover, Alemanha, tem sido uma força motriz no setor. A Ligna oferece uma visão única de toda a cadeia de valor, desde o manejo florestal até os produtos de madeira de alta tecnologia.

Joelini faz lançamentos na Interzum

Em meio a desafios globais da indústria, como sustentabilidade e disponibilidade de recursos, digitalização e automação, interrupções na cadeia de suprimentos e crescente pressão competitiva, um total de 1.433 expositores (2023 foram 1.288) de 49 países apresentarão tecnologias e soluções pioneiras para uma indústria em transição.

Realizada em dez pavilhões de exposição, dois pavilhões e no local ao ar livre, a Ligna 2025 ocupa uma área de 113.923 metros quadrados (2023 foram 114.909 metros quadrados) em seu 50º ano de aniversário. “O fato de a Ligna, em seu ano de aniversário, ter superado o número de expositores da edição anterior e estar se aproximando do mesmo nível em termos de espaço de exposição não é de forma alguma garantido”, afirma Stephanie Wagner, chefe da Ligna na Deutsche Messe AG. “A indústria de marcenaria e processamento de madeira enfrenta uma crise econômica há meses. O forte compromisso dos expositores com sua feira líder não pode ser exagerado”, acrescenta Wagner.

Ligna 2025

O foco da Ligna estará nos processos de fabricação digitalizados e totalmente conectados, na aplicação de inteligência artificial e em como as máquinas de alta tecnologia estão revolucionando tanto os trabalhos especializados quanto a produção industrial. Inovações em tecnologia de serrarias e soluções de ponta para o manejo florestal eficiente serão apresentadas sob o lema “Smart Forestry”. Ênfase especial será dada às tecnologias que conservam recursos, automatizam processos e reduzem as emissões de CO₂.

Os organizadores da feira, a Deutsche Messe AG e a Associação de Máquinas para Marcenaria VDMA, estruturaram os temas centrais da Ligna em torno de três tópicos principais: Conectividade, Produção Sustentável e Madeira Engenheirada. Estes eventos abrangem a integração digital completa, o avanço de uma economia circular sustentável e o desenvolvimento de materiais inovadores à base de madeira.

“A cada dois anos, a indústria global de marcenaria se reúne em Hanover para a Ligna. O foco é o futuro da indústria madeireira e a alta tecnologia de ponta. Com visitantes profissionais de mais de 100 países, a Ligna é uma das feiras mais internacionais do setor. Ela reúne tomadores de decisão, desenvolvedores, distribuidores e empresas de artesanato de toda a cadeia de valor – desde a engenharia florestal e mecânica até o artesanato especializado”, diz Stephani Wagner.

Corte Certo ajuda na produção da marcenaria

Que acrescenta: “para nossos expositores, a Ligna é muito mais do que apenas uma feira – é o principal evento do setor no mundo, combinando inovação, presença no mercado e sucesso empresarial. É a principal plataforma onde eles apresentam suas inovações, entram em novos mercados e estabelecem contatos diretos com os clientes. Em nenhum outro lugar a indústria madeireira é tão concentrada e representada internacionalmente”.

Entre os expositores da Ligna estão líderes do setor como Homag, Weinig, IMA Schelling, Biesse, SCM, Felder, Linck, Springer, Microtec, Hundegger, Wemhöner, Altendorf, Siempelkamp, Dieffenbacher, IMAL/Pal Group, Cefla, Barberan, Bürkle, Vollmer, Leitz, Leuco e muitos outros. Diversos fabricantes de máquinas de médio porte, fornecedores de software e startups da Europa, Ásia e América do Norte também estão representados na Ligna.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas