Rometal destaca soluções em sistemas deslizantes
Fornecedora de sistemas deslizantes destaca soluções deste produto para abertura de móveis com portas de correr
Publicado em 3 de julho de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Rometal é uma marca fornecedora de sistemas deslizantes e oferece todos os tipos de modelos de sistemas para portas de correr. Em seu portfólio é possível encontrar soluções de qualidade para os mais diversos projetos.
O RO-65 Prime, por exemplo, é um sistema apoiado, para portas de madeira ou alumínio de até 60 kg, com a opção de amortecimento, que proporciona segurança através do deslizamento suave, “garantindo a satisfação de quem busca em ambientes que exigem alta performance”, afirma Josiane Laurindo, especialista em marketing da Rometal.
Já o Dominus é um destaque em sistemas suspensos, modelo que se destaca pelo design sofisticado e pela tecnologia de amortecimento que proporciona um movimento preciso e silencioso.
“Este sistema transforma qualquer ambiente, trazendo não apenas funcionalidade, mas também elegância e um toque de modernidade. A combinação perfeita entre tecnologia avançada e estética refinada faz do Dominus a escolha ideal para projetos que buscam excelência em cada detalhe em projetos de alto padrão”, enaltece Josiane.
Sistemas deslizantes coplanares
Os sistemas coplanares são diferenciados pela tecnologia avançada que incorporam, com ferragens robustas que garantem o alinhamento perfeito das portas quando fechadas. Isso possibilita um efeito visual de portas perfeitamente integradas ao mobiliário, proporcionando um acabamento impecável e um design moderno.
Enquanto os sistemas suspensos e apoiados são amplamente utilizados por sua simplicidade e robustez, os coplanares vão além, oferecendo uma solução visualmente mais sofisticada e tecnologicamente avançada. “A principal diferença está na forma como as portas se movimentam e no efeito estético final: os coplanares garantem um visual contínuo e sem interrupções, o que é especialmente valorizado em projetos de design de alto padrão”, explica Josiane.
“Em relação ao design, os sistemas coplanares são perfeitos para projetos que exigem um toque de sofisticação, pois permitem que as portas se integrem de forma fluida ao ambiente, criando um visual mais harmonioso. Eles oferecem um aspecto minimalista, sem a necessidade de trilhos aparentes ou mecanismos visíveis, o que resulta em um acabamento clean e moderno, contribuindo para uma estética mais refinada”, ressalta a profissional da Rometal.
A Rometal oferece sistemas coplanares para diversas aplicações, com soluções que atendem tanto às necessidades funcionais quanto estéticas dos projetos. Entre os modelos que tem em portfólio, destacam-se o Coplanar C-810, ideal para balcões e módulos aéreos; o C-900, voltado para armários; e o C-1000, mais recente lançamento para portas de passagem. “Este último é uma inovação, que promete transformar o mercado e a forma como os espaços são projetados”, frisa a especialista em marketing da Rometal.
Segundo ela, o Coplanar C-1000 está disponível nas versões manual e automática, atendendo a diferentes necessidades e preferências. A versão automática incorpora diversas tecnologias avançadas, como sensor de presença, leitor facial e comando de voz, oferecendo uma experiência de uso sofisticada e futurista. “Esse modelo é ideal para ambientes modernos e automatizados, onde a integração com a tecnologia e a conveniência são essenciais”, acrescenta.
Rometal

Comparados aos sistemas deslizantes suspensos e apoiados, os sistemas coplanares se destacam principalmente pela sua capacidade de alinhar perfeitamente as portas em um único plano
Componentes da Rometal
A Rometal oferece uma gama de componentes e acessórios projetados para aprimorar a funcionalidade, segurança e estética dos sistemas deslizantes, como o dispositivo antidescarrilamento, recurso essencial para garantir que as portas de correr não saiam do trilho durante o uso e que contribui para a segurança do sistema, evitando acidentes e aumentando a confiabilidade do movimento deslizante das portas.
Outro exemplo é o BR Close, perfil de alumínio com uma escova de vedação, utilizado para diminuir o espaço entre a porta externa e a interna, o que agrega na estética do produto e, além disso, evita a entrada de poeira dentro do móvel. Já o BR Soft, é um batente de PVC utilizado na porta interna para kit de três portas, evitando que as portas internas batam e danifiquem, o que traz maior durabilidade ao móvel.
A empresa também tem em seu portfólio, a Guia Flex Prime, uma solução que proporciona maior flexibilidade ao sistema de deslizamento das portas. “A Guia Flex é projetada para oferecer um movimento suave e silencioso, melhorando a experiência do usuário e garantindo que as portas se movam com precisão e sem esforço, mesmo em condições de uso intenso. Seu diferencial é a facilidade na regulagem para diferentes tamanhos de trilho, sendo que esta pode ser feita mesmo depois da porta já ter sido instalada no móvel”, declara Josiane.
Além disso, a profissional de marketing da Rometal salienta que a empresa trabalha constantemente no desenvolvimento de acessórios para agregar funcionalidades aos sistemas deslizantes, como é o caso do RO-82, sistema para portas de passagem amplamente conhecido e utilizado, que ganhou alguns acessórios ao longo do tempo, como:
Sequenziato: oferece uma solução eficiente para a abertura de portas no estilo “mão amiga”. Com seu sistema de atuação preciso, ele garante que as portas se abram ou fechem de forma sequencial, proporcionando um fluxo harmonioso e otimizado de movimento.
Syncro Sequenziato: semelhante ao Sequenziato, porém a abertura ocorre de forma sincronizada. Ao abrir uma das portas, as demais se abrem simultaneamente em um efeito cascata.
Syncro Oposto: proporciona abertura e fechamento síncrono em direções opostas. Ao abrir uma porta, a outra se abre automaticamente na direção oposta, oferecendo praticidade e elegância ao ambiente.
“Esses acessórios não apenas aumentam a funcionalidade do sistema RO-82, mas também adicionam um toque de sofisticação ao design do ambiente”, ressalta Josiane, da Rometal.