Fimma Brasil inicia sua 17ª edição como ícone do setor moveleiro

Feira ocorre de 04 a 07 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), com expectativas otimistas de público e geração de negócios para o setor moveleiro

Publicado em 4 de agosto de 2025 | 22:45 |Por: Thiago Rodrigo

“Estar na Fimma, é ter a certeza de encontrar inovação, conhecimento, troca de experiências entre parceiros e realizar grandes negócios. É uma feira ícone”, frisou Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), entidade realizadora da Fimma Brasil, durante a abertura oficial da 17ª edição da feira. O evento ocorre de 04 a 07 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), com expectativa de atrair 15 mil visitantes de 25 países e gerar mais de R$ 1,7 bilhão em negócios.

Em uma estrutura de 58 mil metros quadrados (o dobro em relação aos últimos anos), a Fimma Brasil 2025 conta com mais de 300 expositores nacionais e internacionais apresentando soluções para toda a cadeia produtiva de madeira e móveis. Máquinas, matérias-primas, vidros, ferramentas, tecnologia, iluminação, tecidos, tintas e serviços de logística estão entre os segmentos que atendem às demandas de indústrias e marcenarias – além de arquitetos e designers que trabalham com mobiliário.

Na cerimônia de abertura, realizada na segunda-feira (04), Longhi destacou a visão de vanguarda da Movergs ao criar a feira, em 1993. “A entidade entendeu a importância de uma feira que trouxesse tecnologia e inovação para o setor moveleiro, aproximando fornecedores e fabricantes de mobiliário. Hoje a Fimma está entre os cinco eventos mais importantes do mundo em seu segmento”, lembrou.Fimma Brasil

Praça de Inovação na Fimma Brasil 2025

O evento apresenta um novo projeto: a Praça de Inovação, localizada no Pavilhão A, onde o público pode buscar informações, vivenciar experiências imersivas e assistir palestras com especialistas de diferentes áreas – como arquitetura, design, gestão de negócios e inovação. Entre os palestrantes estão Tiago Mattos (futurista), Ricardo Lemos (treinador de vendas) e Fernanda Sanino e Leticia Piagentini (fundadoras do perfil @lumberjills.sp, com conteúdos sobre marcenaria e tapeçaria).

Lideranças celebram Fimma Brasil 2025

“A Fimma está maior e mais conectada com as necessidades das empresas. A combinação de grandes máquinas, expositores e a Praça de Inovação. Um evento com foco em novas tecnologias. Vivemos um cenário global desafiador. A indústria gaúcha permanece entre as mais afetadas com a elevação das tarifas das vendas para os Estados Unidos. A Fiergs está mobilizada na busca de soluções que diminuam o impacto junto às empresas. Neste momento de preocupação, a Fimma nos inspira e motiva”
Claudio Bier, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)

“É uma satisfação estar em Bento Gonçalves para mais essa edição da Fimma. Registro meu reconhecimento à Movergs por essa organização exemplar, pela força que imprime ao nosso setor. A Fimma não é apenas uma feira de máquinas e matérias-primas. É um ponto de encontro estratégico onde reforçamos a união, o associativismo e a integração de toda a cadeia de madeira e móveis de norte a sul do Brasil. É aqui que fortalecemos nossa competitividade e ampliamos presença no mercado internacional”
Irineu Munhoz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis (Abimóvel)

Fimma Brasil

Euclides Longhi

“Em nome da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro do Estado do Rio Grande do Sul, a gente deseja muito trabalho para todos nós, prospecção de negócios. Receberemos compradores de outros cantos do Brasil e do mundo, buscando os melhores resultados que são os negócios”
Guilherme Pasin, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho

“Uma feira que dispensa qualquer comentário, por sua importância. O setor de móveis é um dos que mais emprega no estado do Rio Grande do Sul. Estamos dentro de um evento de importância extraordinária, de agregar valor, agregar venda, de produzir emprego. Uma feira que com certeza sempre traz soluções para negócios, estimula inovação, permite a conexão dos vários elos dessa cadeia produtiva tão significativa”
Pepe Varga, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

“Está começando a maior Fimma dos últimos anos e eu preciso agradecer a todos que fazem parte, por todo o empenho há meses. Não é um trabalho fácil convidar tantas empresas, chamar gente do mundo inteiro, buscar patrocinadores. Aqui são pessoas altruístas, que fazem um trabalho voluntário por Bento Gonçalves e toda a cadeia produtiva”
Diogo Segabinazzi Siqueira, prefeito municipal de Bento GonçalvesFimma Brasil

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas