Projeto Comprador impulsiona US$ 52,5 milhões

Negócios internacionais no 12º Congresso Nacional Moveleiro aproximaram empresas brasileiras de compradores de 11 países

Publicado em 23 de outubro de 2025 | 10:02 |Por: Thiago Rodrigo

Inserido de forma estratégica na programação do 12º Congresso Nacional Moveleiro, o Projeto Comprador, promovido pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), reforçou o propósito do evento de conectar empresas e gerar negócios.

Promovido nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba (PR), a ação foi realizada por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, reunindo 57 empresas brasileiras e 20 compradores internacionais de 11 países – Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia, Panamá, República Dominicana, Marrocos, Reino Unido e Moçambique – com o propósito de ampliar mercados, fortalecer relações comerciais e gerar novas oportunidades para o setor.

Durante dois dias de intensa movimentação, foram realizadas 592 rodadas de negócios, que resultaram em 546 contatos comerciais, sendo cerca de 85% novas conexões para as empresas brasileiras. O volume total negociado chegou a US$ 52,57 milhões entre contratos imediatos e projeções de negócios para os próximos 12 meses.

Cores como expressão contemporânea

Para Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel, os resultados expressam um movimento consistente de abertura e conexão da indústria nacional com o mercado global: “O Projeto Comprador é um canal direto entre quem produz e quem compra. É onde o design, a inovação, a sustentabilidade e a competitividade da indústria brasileira se traduzem em parcerias concretas, fortalecendo nossa presença internacional e ampliando oportunidades para toda a cadeia moveleira”.

Além das rodadas, os compradores internacionais tiveram contato com toda a programação do Congresso, que incluiu a mostra dos finalistas e o anúncio dos vencedores do Prêmio Design da Movelaria Nacional, a Casa Conceito, palestras e painéis temáticos com grandes nomes do mercado brasileiro, entre outras atividades que reforçaram o papel do Brasil como referência em um setor que combina capacidade produtiva, qualidade, criatividade e visão estratégica.

Com resultados superiores aos da edição anterior, o Projeto Comprador reafirma sua relevância como instrumento de internacionalização e geração de negócios, fortalecendo o posicionamento do mobiliário brasileiro no mercado mundial.

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas