Koria centraliza parque fabril em São Paulo
Koria amplia instalações em Araras (SP), aumentando capacidade produtiva
Publicado em 20 de novembro de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Koria, referência nacional em soluções para pintura industrial, deu mais um passo estratégico na consolidação de seu ecossistema produtivo. A empresa está ampliando seu parque fabril no interior de São Paulo e concentrando todas as operações no município de Araras, onde passa a reunir as atividades que antes estavam divididas entre duas unidades: a fábrica de Araras e o centro de distribuição de Campinas (SP).
O novo parque conta com 2.151 m² de área construída e 2.900 m² de área total, representando um aumento de 20% no espaço fabril. Essa expansão permite integrar logística, produção e distribuição em um único endereço, trazendo ganhos diretos em produtividade, controle de processos e agilidade de atendimento.
Segundo Lázaro Versidino Santos Soares, supervisor de produção da Koria, a mudança reflete um movimento de modernização e eficiência. “Unificar todas as operações em um só local é uma decisão estratégica. Isso nos permite melhorar o fluxo produtivo, reduzir perdas e atender o cliente final com mais agilidade e assertividade. Também representa um investimento importante na organização interna e na qualidade da entrega”, destaca.
Com a nova estrutura, a Koria amplia significativamente sua capacidade de fabricação, que hoje é quatro vezes maior que a do segundo maior fabricante nacional. Isso reforça sua posição como o maior fabricante e o maior importador de filtros para exaustão de linhas de pintura líquida. “Essa expansão consolida a Koria como líder absoluta nesse segmento. Nenhuma outra empresa no país atua com uma linha tão completa de produtos, atendendo diferentes mercados, do metalmecânico ao moveleiro, da reparação automotiva à filtração industrial”, afirma Soares.
– Produção de móveis cresce pouco em setembro
Além do aumento de espaço e capacidade, a nova planta já está preparada para receber investimentos em automação e novas tecnologias de produção. Em 2026, a empresa prevê a instalação de maquinários para investir ainda mais em qualidade, produtividade e sustentabilidade, fortalecendo o plano de buscar certificações ambientais e de eficiência nos próximos anos.
Atualmente, a unidade de Araras conta com 17 colaboradores, com previsão de chegar a 22 profissionais no início de 2026, incluindo novas contratações e programas de capacitação técnica. O objetivo é tornar o parque fabril paulista um espelho operacional da matriz em Caxias do Sul (RS), padronizando processos.
Para Renato Valcarengh Nunes, CEO da Koria, essa movimentação do parque fabril representa um avanço estratégico na consolidação da empresa enquanto referência do setor. “Com essa estrutura, fortalecemos nossa atuação nacional, ampliamos nossa capacidade produtiva e nos preparamos para competir em um cenário global cada vez mais exigente. Seguimos investindo em inovação, em pessoas e em processos que traduzem o nosso jeito de prosperar, com consistência, entrega e visão de futuro, baseado em tecnologia e excelência operacional”, aponta. A operação plena da nova estrutura está prevista para o início de dezembro, consolidando a trajetória da Koria como o maior ecossistema de soluções para pintura do Brasil.







