Gestão de resíduos industriais tem solução personalizada
Empresas do Paraná recebem diagnóstico gratuito para gestão de resíduos industriais com foco em conformidade e economia circular
Publicado em 23 de dezembro de 2025 | 09:00 |Por: Julia Magalhães

A unidade de negócios Verdera, da Votorantim Cimentos, especializada em gestão e destinação sustentável de resíduos, está oferecendo às indústrias do Paraná e região um diagnóstico gratuito de coprocessamento.
A proposta tem como foco orientar pequenas, médias e grandes geradoras sobre alternativas técnicas e legais para a gestão de resíduos industriais, com base em economia circular e boas práticas ambientais.
As empresas interessadas preenchem um questionário com informações técnicas sobre os resíduos gerados, como tipo de contaminação, volume médio mensal, classificação segundo a norma ABNT NBR 10.004/2004 e destinação atual.
A partir das respostas, a equipe técnica da Verdera propõe soluções personalizadas de atendimento, que podem incluir etapas como coleta, transporte, blendagem, coprocessamento e rastreabilidade documental.
“A solução integrada foi pensada para simplificar a vida das empresas que necessitam ir além da coleta e destinação de resíduos. É uma oferta completa que une competitividade, expertise técnica e conformidade legal, reunidos em um único parceiro, com eficiência, agilidade, rastreabilidade e foco em resultados sustentáveis”, afirma o gerente comercial da Verdera, Frederico Oliveira.
A unidade da empresa em Itaperuçu (PR) tem capacidade para receber grandes volumes e preparar materiais para o coprocessamento, que consiste na utilização de resíduos como combustível ou substituto de matérias-primas em fornos de cimento, eliminando a necessidade de aterros.
Gestão de resíduos industriais e conformidade
O diagnóstico ambiental tem como público-alvo organizações que enfrentam desafios como classificação inadequada de resíduos, exigências de licenciamento ou dúvidas quanto à documentação exigida para comprovar a destinação correta. Também é voltado a indústrias que buscam alinhar suas práticas às diretrizes de ESG e à economia circular.
Entre os serviços oferecidos estão a análise técnica de resíduos, orientação para enquadramento legal, apoio à documentação ambiental e operação logística integrada.
A proposta segue diretrizes da legislação ambiental vigente e visa garantir que as empresas atendam aos requisitos legais com segurança técnica, contribuindo para a redução de passivos ambientais e avanços em sustentabilidade industrial.
Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!







