Duratex tem solidez no mercado e busca proximidade

Duratex comenta desempenho de produção e vendas, metas alcançadas e perspectivas para 2025

Publicado em 3 de fevereiro de 2026 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

O ano de 2025 foi um ano particularmente positivo nos três primeiros trimestres do ano para a Duratex no que tange à produção tanto florestal quanto de painéis de madeira. Tradicionalmente, o segundo semestre tem um desempenho melhor, mas no canal de indústria, este ano, a Duratex teve maior equilíbrio entre os semestres. Segundo Brenno Diaz, diretor comercial da Duratex, isto é fruto de um mercado mais aquecido desde o início do ano. “Essa performance reflete a solidez da estratégia comercial, a eficiência operacional das unidades fabris e a proximidade com os nossos clientes”.

Movida por metas audaciosas, a empresa do Grupo Dexco está em linha com a meta traçada para 2025, mantendo a estratégia macro de manter a liderança no mercado de painéis de madeira com crescimento sustentado pela disciplina comercial, gestão de mix e pela busca contínua por eficiência. “Seguimos firmes com o compromisso de gerar valor de forma sustentável, mantendo a qualidade e a competitividade que caracterizam a marca há mais de 70 anos”, aponta Diaz.

O diretor comercial avalia que o tema do tarifaço ocasionou certa instabilidade para o mercado moveleiro diante da novidade do tema, bem como da dificuldade em medir os impactos para clientes e os principais atingidos pelas mudanças. “Passada a incerteza inicial com maior sensibilidade sobre os impactos, entendemos que o mercado doméstico de painéis não foi tão impactado por não haver uma dependência tão grande do mercado norte-americanos. De qualquer forma, estamos sensibilizados pelos impactos no setor de móveis, portas e molduras que tinham os Estados Unidos como um mercado muito relevante”.

No mercado nacional, a Duratex tem como principal característica a presença nacional no fornecimento de painéis tanto de MDF como de MDP. Trabalha com equipe comercial própria que permite uma proximidade e maior entendimento do mercado de painéis como um todo. Diaz considera que isso se reflete na grande aceitação e bons índices de satisfação dos clientes no que diz respeito à força comercial e distribuição. Um modelo que tem sido fundamental para ampliar o relacionamento com indústrias, revendas e marceneiros.

A estratégia de atuação no mercado moveleiro e de marcenaria é um diferencial para o atendimento da empresa. “Nossa atuação visa atender a todos os segmentos do mercado moveleiro que compreende as indústrias de planejado e seriado, além do varejo que atende o grupo de marceneiros, com soluções completas combinando design, tecnologia e sustentabilidade. Nossa estratégia consiste em evoluir consistentemente em nosso portfólio de produtos, garantindo sempre qualidade, nível de serviço comercial e logístico e especificação dos profissionais envolvidos em nossa cadeia (arquitetos, designers e marceneiros)”, pontua o diretor comercial da marca.

Hoje, o portfólio da Duratex contempla as diferentes necessidades de cada canal de venda. Isto garante a amplitude de atuação tanto no produto ideal como na proposta comercial mais competitiva. “Essa combinação entre amplitude de portfólio e proximidade com o mercado é o que consolida a Duratex como a principal referência em painéis de madeira no Brasil”, define o profissional.

Continue lendo a reportagem na edição 353 da Móbile Fornecedores

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas