Primeiro dia da Femur supera expectativas

Feira Femur 2026 estreou com grande público, conforto térmico e forte movimento no pavilhão e no novo anexo para expositores de fora

Publicado em 26 de janeiro de 2026 | 22:46 |Por: Julia Magalhães

A Feira Femur 2026 abriu as portas nesta segunda-feira (26), em Ubá (MG), com uma movimentação acima do esperado. Logo nas primeiras horas, os corredores do Pavilhão de Exposições do Horto Florestal já recebiam intenso fluxo de visitantes, em um ambiente visivelmente mais confortável graças à climatização total do galpão principal – uma das grandes novidades desta 17ª edição.

A expectativa da organização era alta, mas foi superada já no primeiro dia, com fluxo expressivo tanto na área principal quanto no novo anexo, que abriga 20 estandes adicionais. De acordo com os dados da organização, 4.622 pessoas passaram pelo evento na abertura.

Segundo o presidente do Intersind, Gilberto Coelho, a estrutura renovada representa uma resposta direta a demandas antigas. “Uma das reclamações sempre foi o calor da cidade. A gente conseguiu, com muito esforço, climatizar os 12 mil metros de pavilhão”, afirmou.

Além do conforto térmico, o novo hall de entrada climatizado e o anexo para expositores de fora do polo também chamaram atenção. “Esse novo espaço trouxe empresas que há anos queriam expor na Femur. Eles movimentam o setor, trazem novos clientes para Ubá e conhecem os nossos também”, explicou Coelho.

A produtora executiva da Femur, Ludmila Oliveira, destacou que a edição de 2026 é resultado de meses de planejamento estratégico. Cada detalhe foi pensado para superar edições anteriores – da identidade visual ao tema “A engrenagem que movimenta a economia” – além da organização e das ações desenvolvidas. Segundo ela, esse trabalho consolida a Femur como a maior feira de móveis de Minas Gerais.

O primeiro dia confirmou o potencial da feira como plataforma de negócios e mostrou que as melhorias estruturais fizeram diferença na experiência de quem circula pelo evento.

Avaliação positiva dos expositores

Entre os expositores de fora do polo moveleiro de Ubá, a avaliação sobre o primeiro dia da Feira Femur 2026 também foi positiva. Para o diretor da Cimol Móveis, Vitor Guidini, que também preside o Sindicato das Indústrias de Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região (Sindimol), a abertura promovida pelo Intersind a outros polos representa um avanço necessário para o setor.

“O setor moveleiro tem que se abrir para o diálogo. O polo de Ubá tem suas qualidades, o de Linhares também. As dificuldades, no fim, são parecidas – mão de obra, insumos, logística. A interação entre os polos é o caminho para ganhar mais força como setor”, afirmou.

Guidini destacou que a presença da Cimol na feira tem caráter estratégico. “A Femur se consolidou como o pontapé inicial do mercado moveleiro. É uma feira bem estruturada, movimentada, e para a Cimol tem sido uma grande oportunidade. Trouxemos vários lançamentos e estamos confiantes nos resultados”, disse.

Vitor Guidini, o diretor da Cimol Móveis, e presidente do Sindimol | Crédito: Revista Móbile

A percepção positiva também se estende às empresas do próprio polo de Ubá. Para o gerente nacional de vendas da Valdemóveis, Rafael Paschoalino, a climatização do pavilhão e o investimento em estrutura melhoraram significativamente a experiência de quem circula pela feira, especialmente lojistas.

“Qualquer benefício que leve mais conforto e qualidade ao lojista é muito importante. Nossa região é muito quente, principalmente nesta época do ano, e a climatização foi extremamente benéfica”, afirmou. Paschoalino também destacou a organização e a padronização visual dos estandes como pontos de destaque. “Está todo mundo hoje de igual para igual, fazendo o seu melhor.”

Quanto à movimentação, ele confirmou o alto volume já no primeiro dia, especialmente de lojistas e representantes. “A movimentação está muito grande. Algumas empresas aproveitaram para fazer convenções, então as equipes vieram logo no primeiro dia. Foi um início muito positivo.”

Equipe da Valdemóveis | Crédito: Revista Móbile

Lojistas destacam estrutura e variedade

A visão dos lojistas também confirma o bom início da Femur. A diretora executiva da Art Móveis, rede com 14 lojas no Ceará, Gerciliane Andrade, ressaltou que as melhorias na estrutura e a diversidade de expositores têm impacto direto nas decisões comerciais para o ano.

“O que eu pude ver é que a estrutura está muito boa. A área aberta tem muitas novidades e tendências, o que ajuda muito na definição do mix de produtos para o ano”, avaliou. Presente em mais de dez edições da Femur, Gerciliane afirma que não abre mão de participar da feira. “É uma das primeiras do calendário e, para mim, é essencial. O sucesso do lojista passa pelas escolhas feitas nesses eventos”, disse.

Sobre a ampliação da feira para empresas de fora do polo de Ubá, a lojista vê com bons olhos. “Acho essa abertura nobre. Traz união ao setor, e a indústria só tende a crescer com isso”, destacou. Para ela, a Femur segue como uma das plataformas mais relevantes para negócios no mercado moveleiro.

Experiência aprovada por visitantes do Nordeste

Diretor do Atacadão dos Móveis, de Salvador (BA), Fabiano Dias participa da Femur desde 2010 e vê a feira como estratégica, sobretudo por sua localização e pelo tipo de produto oferecido. “Minha distribuidora fica na Bahia, muito próxima. Com o aumento dos custos logísticos, a Femur se tornou ainda mais importante. Aqui se lançam muitas novidades, principalmente em sala e roupeiro. Sempre que posso, venho”, afirmou.

Ele e a esposa quase desistiram de participar nesta edição, após experiências no ano anterior com calor. “Ano passado sofri muito com o calor. Quando vi a notícia da climatização, mudamos de ideia. E valeu a pena”, relatou.

Sobre a presença de expositores de fora do polo de Ubá, Fabiano considera a mudança positiva. “Facilitou demais. Antes, empresas de outros polos faziam feiras satélites e a gente tinha que correr de um lado para o outro. Agora, com tudo concentrado, o acesso fica mais fácil e o evento atrai mais clientes.”

Com cerca de 400 lojistas ativos atendidos na região de Salvador, o empresário reforça a importância da feira como plataforma de atualização e relacionamento com fornecedores do polo mineiro.

A 17ª edição da Feira Femur segue até quinta-feira, 29 de janeiro, no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, em Ubá (MG). A cobertura completa do evento pode ser acompanhada em primeira mão pelas plataformas da Revista Móbile.

Serviço – Feira Femur 2026

Data: 26 a 29 de janeiro
Horário: 14h às 21h
Local: Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, Ubá (MG)
Mais informações: www.femur.com.br

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas