Aciubá e Intersind participam de missão em Barcelona

Lideranças de Ubá representam a Aciubá e o Intersind em agenda internacional sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico

Publicado em 4 de novembro de 2026 | 08:11 |Por: Julia Magalhães

A Aciubá e o Intersind participam de uma missão empresarial em Barcelona, na Espanha, voltada ao intercâmbio de conhecimentos sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciubá), Elias Ricardo Coelho, e o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), Gilberto Coelho, representam o município mineiro na programação internacional, realizada de 1º a 6 de novembro.

A nona edição da missão reúne empresários, gestores públicos, pesquisadores e lideranças institucionais para conhecer experiências relacionadas à transformação digital, à conectividade e à gestão inteligente das cidades. Entre as atividades está a participação no Smart City Expo World Congress, encontro internacional dedicado às soluções para cidades inteligentes.

Desenvolvida em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa busca estimular a cooperação científica, tecnológica e empresarial entre o Brasil e a Catalunha, região espanhola onde está localizada Barcelona.

Para Ubá (MG), referência nacional na indústria moveleira, a participação representa uma oportunidade de conhecer experiências que possam contribuir para a modernização das empresas, a competitividade industrial e o desenvolvimento regional.

Aciubá e Intersind

A participação conjunta das entidades reúne representantes de diferentes segmentos do setor produtivo ubaense em uma agenda internacional dedicada à inovação e ao desenvolvimento sustentável. A Aciubá atua na representação de empresas do comércio, da indústria e dos serviços, enquanto o Intersind representa a indústria moveleira regional. A presença das duas instituições permite acompanhar experiências e projetos relacionados ao desenvolvimento econômico e à adoção de novas tecnologias.

A programação contempla visitas técnicas, encontros institucionais e oportunidades de intercâmbio com representantes de diferentes países. Entre os temas abordados estão mobilidade urbana, conectividade, transformação digital, sustentabilidade e gestão inteligente. Além disso, a missão busca aproximar gestores públicos, empresários, empreendedores, investidores, pesquisadores e lideranças associativistas, favorecendo o contato com iniciativas desenvolvidas na Espanha.

Para o setor moveleiro de Ubá, o intercâmbio representa uma oportunidade de conhecer soluções e modelos de gestão que possam contribuir para a modernização das empresas e o fortalecimento da atividade industrial na região.

Conhecimento para Ubá

Durante a missão, o presidente da Aciubá, Elias Ricardo Coelho, destacou a expectativa de compartilhar os conhecimentos adquiridos com Ubá e região. “Estamos aqui em Barcelona com o embaixador Pedro, da representação brasileira, e estamos falando de projetos de desenvolvimento de cidades inteligentes, cidades conectadas. É um projeto junto com o SEBRAE, que é a Missão Barcelona, onde conheceremos a Smart City, uma feira de cidades inteligentes. Será uma semana inteira de conhecimento para levar para Ubá e região desenvolvimento, sustentabilidade e inovação”, afirmou Coelho.

A programação também proporcionou um encontro com o cônsul-geral do Brasil em Barcelona, embaixador Pedro Henrique Lopes Borio, que ressaltou a importância da participação de representantes brasileiros no evento internacional.

“Eu fico muito satisfeito que você esteja aqui em Barcelona. De fato, a Smart City é uma referência mundial em inovação, é uma grande festa de cidades, mas é um evento muito estimulante, muito promissor. Acho que uma cidade brasileira que esteja pensando no seu futuro tem tudo a ganhar em estar aqui. Parabéns por estar aqui”, declarou Borio.

O encontro integra as atividades de aproximação com instituições internacionais e organizações que desenvolvem projetos relacionados à inovação e à melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Desenvolvimento regional

A presença do presidente do Intersind, Gilberto Coelho, insere a representação da indústria moveleira regional nas discussões sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico promovidas durante a missão.

Entre os objetivos da programação está o conhecimento de experiências internacionais que possam servir de referência para iniciativas futuras em Ubá. A agenda também contempla oportunidades de aproximação com empresas de tecnologia e instituições que atuam no desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes.

Nesse contexto, a participação da Aciubá e do Intersind permite acompanhar projetos relacionados à transformação urbana e tecnológica, além de identificar experiências com potencial de aplicação à realidade do município e de seu setor produtivo.

A missão segue até 6 de novembro, com visitas técnicas, atividades de intercâmbio e participação no Smart City Expo World Congress. A expectativa apresentada pelas lideranças é levar à região conhecimentos relacionados ao desenvolvimento, à sustentabilidade e à inovação.

(Com informações do Zona da Mata News)

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas