Abrace a incerteza!

Qual o futuro do seu negócio, da sua empresa e dos mercados?

Publicado em 11 de setembro de 2020 | 13:41

Série – Tempos de mudar #1

“Respeite o passado, confie no presente e se inspire no futuro”
Marco Kumura

Qual o futuro do seu negócio, da sua empresa e dos mercados?
Dúvidas e incertezas sempre fizeram parte de nossa rotina corporativa. Afinal, empreender é naturalmente um grande risco, que sempre foi calculado com base em parâmetros conhecidos e nos históricos passados.

Nos acostumamos com eles. Mas de repente, tudo muda.
Os parâmetros não são mais os mesmos, o passado não nos fornece referências para o presente e futuro nos parece mais nebuloso.

A pandemia do Corona Vírus mudou comportamentos de consumo e transformou os mercados de forma quase imediata. Acelerou transformações nas pessoas e nas empresas que demorariam anos para acontecer.

Em minhas aulas de MBA e artigos, sempre reforcei o seguinte ponto:
“Quando o cliente muda, devemos adaptar nossa empresa. E quando o cliente mudar novamente, adaptamos mais uma vez…, e mais uma vez…”.

A competição é um ciclo de adaptações constantes. Quem se adapta melhor sobrevive, quem não se adapta está fora do mercado. Como se fosse a “Teoria da Evolução das Espécies Corporativas”, se Darwin tivesse focado seus estudos no mundo empresarial.

“Não é o mais forte, nem o mais inteligente que sobrevive. Mas o que melhor se adapta às mudanças” Charles Darwin.

Mas efetivamente uma única variável mudou…a velocidade das mudanças! E se a mudança mudou de forma veloz, a adaptação das empresas precisa ser ainda mais rápida.

Mas como adaptar a minha empresa? Como efetivamente mudar de forma correta e ser competitivo?
Por isso, inauguro uma série de artigos denominada “Tempos de Mudar”, onde abordaremos o COMO fazer para gerir sua empresa nestes novos tempos, e literalmente, como fazer tudo isso em “tempo”.

Existem três pontos essenciais para que isso aconteça: (1) Entender as transformações do consumidor de forma efetiva, (2) Coragem para mudar a sua empresa e (3) Saber o momento exato para fazer as transformações.

O verdadeiro líder empresarial nos tempos atuais será aquele que abraçar a incerteza, se abrir ao novo e quebrar verdades estabelecidas. Saber como olhar o mundo e um novo consumidor com novos olhos. Este novo líder precisa ter ainda mais coragem de realizar mudanças estruturais, culturais e de gestão em sua organização.

O passado nos fornece a tradição e os valores, mas não pode ser uma teimosa barreira para a mudança. O presente nos demanda coragem, resiliência e foco. O futuro deve ser a inspiração para um novo mercado, que está lá, disponível para ser explorado pelos mais preparados.
Você e sua empresa estão preparados?

Lembre-se que existem apenas três tipos de empresas: aquelas que perguntam o que aconteceu, aquelas que veem as coisas acontecerem e aquelas que fazem as coisas acontecerem.
Qual é o tipo de sua empresa?

Nos próximos artigos irei direcioná-los pelos caminhos da observação crítica e analítica dos mercados e pela dolorosa e fértil habilidade de adaptar rapidamente suas empresas.

Esqueçam esta história de “Novo Normal”, afinal tudo isso não é novo, só está mais rápido!

Abrace a incerteza!

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Marco Kumura

Empreendedor, CEO da Marketscape (empresa de referência em Inteligência de Mercado), mestre em Gestão de Negócios e professor na Fundação Dom Cabral, PUC/PR e UEL. Atua também como palestrante, colunista da CBN Londrina, diretor da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ABDV) e diretor de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Tem se dedicado a estudos avançados em Estratégia, Vendas, Marketing e Inovação. Desenvolveu projetos empresariais no Brasil, em países da América Latina, Oriente Médio, África e Leste Europeu.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646