Como montar um plano de ação no combate ao desperdício

É a mais importante atitude para quem deseja solucionar problemas, porque oferece um caminho lógico e sistêmico frente ao desperdício

Publicado em 12 de setembro de 2019 | 20:28

No desenvolvimento de nossa temática sobre os impactos do Lean Manufacturing dentro de uma organização, apresentamos nos capítulos anteriores a viabilidade técnico gerencial de se aumentar em até 50% a lucratividade do negócio, através do combate aos 8 desperdícios do Lean Manufacturing.

Dando sequência aos capítulos publicados, em um deles utilizamos o Gemba Walk para identificar os desperdícios causados pela existência de defeitos em produtos ou serviços. Lembrando que a filosofia LEAN procura conscientizar tanto empresários quanto colaboradores. E, sobretudo, de que é possível e podemos fazer “mais com menos” quando eliminamos os desperdícios.

O grande erro do administrador acontece quando o desperdício é aceito como algo natural dentro dos processos existentes. Neste caso, viramos as costas para enormes oportunidades de melhoria. Além disso, perdemos a postura comportamental da liderança.

Não aceitar o desperdício desperta a sensação de inconformismo, capaz de fornecer energia vital para o abandono da zona de conforto, onde entendemos que precisamos atuar através de ações bem dimensionadas em intensidade, foco e objetivo, para que tenham a eficácia de fato esperada.

Tal ação precisa ter um propósito definido, que seja capaz de canalizar a energia da iniciativa de uma maneira organizada. Elaborar um PLANO DE AÇÃO torna-se portanto a mais importante atitude para quem deseja solucionar problemas, pois, oferece um caminho lógico e sistêmico frente ao desperdício.

Resumidamente, um Plano de Ação efetivo sempre precisa de uma FINALIDADE, uma JUSTIFICATIVA, um EXECUTOR, um CRONOGRAMA, um FOCO DE ATUAÇÃO, um MÉTODO e algum tipo de RECURSO para este propósito.

Então chegou a hora de colocar a mão na massa. Identifique um defeito que te incomoda, reúna sua equipe de trabalho e trace seu plano de ação. Vista-se de entusiasmo e caminhe em direção ao pensamento LEAN. Estaremos aqui para te ajudar nos próximos passos.

Como montar um plano de ação

Para conferir todos os vídeos, acesse o canal da Revista Móbile no Youtube. Assine e ative o sininho para receber avisos sempre que houver atualizações.

 

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Receba nossa Newsletter