Construa sua marca

Você já parou para pensar em como os outros lhe enxergam?

Publicado em 13 de junho de 2023 | 13:38

As empresas têm investido cada vez mais no fortalecimento de sua marca para o consumidor, elas têm se tornado mais transparentes no que diz respeito ao propósito, sobre seus valores e até mesmo se comunicado com informações mais claras e tangíveis a fim de criar um impacto positivo e aumentar a procura por seus produtos e serviços. Este investimento na criação de desejo, tem gerado excelentes resultados e aproximado clientes, parceiros e fornecedores através da semelhança de suas crenças.

Além disso, a jornada do consumidor e a experiência de compra tem servido como grandes aliados de recompra e futuras indicações, o que aumenta ainda mais o share destas marcas. São grandes investimentos com resultados positivos que têm – no centro do processo – o vendedor, responsável por toda interação, tornandose um elo fundamental para que a empresa colha resultados realmente substanciais.

As impressões percebidas pelo cliente, assim como sua decisão de compra, passam diretamente pela “marca” deixada pelo vendedor, tanto é verdade que em diversas situações a indicação direta a ele torna-se comum (fale com o Luis, da tabacaria LaCasa 1973). Esta percepção de valor relacionada ao profissional é o que nos leva ao tema central deste artigo: será que estamos investindo na criação de nossa marca pessoal?

Hoje, enquanto escrevo, me deparei com uma situação curiosa. Estou à procura de parceiros que produzam vinho para ampliar a carta de opções de nossa tabacaria e, ao conversar com um sommelier e pedir indicações, a resposta recebida foi muito mais pessoal que eu imaginava – vou te passar o contato de alguns fabricantes que além de um bom produto, tem um excelente atendimento, inclusive, fale com estas pessoas que estou te passando pois são os melhores contatos dentro das empresas citadas.

A indicação das empresas se deu pela qualidade dos produtos, mas quando o contato “pessoal” foi sugerido, ficou claro que o vendedor foi parte fundamental da escolha deste sommelier. Estes profissionais, com toda certeza, vestem suas camisas de uma maneira diferente e por isso são lembrados de forma direta. São estes profissionais que investem seu tempo, seu atendimento e seu conhecimento – dentre outras coisas – em criar uma autoimagem positiva que mais se destacam no mercado criando laços além do convencional e, onde estiverem, sempre serão opções factíveis e importantes em sua área.

É incrível pensar como somos “rotulados” pelos clientes – positiva e negativamente – e o quanto esta percepção nos acompanha para além daquele momento. Este estereótipo é criado através de nossas ações e da maneira como nos relacionamos com os outros, principalmente pela forma como nos portamos diante das situações cotidianas. Analisando os mais variados setores de prestação de serviço, conseguimos perceber falhas comuns e talvez este seja o ponto de partida para desenvolvermos nossa marca pessoal.

Certa vez um cliente me chamou para implementarmos algumas mudanças no atendimento de suas lojas e o ponto de partida foi uma de suas consultoras que tinha um excelente desempenho o que lhe gerava muitas indicações. Preciso que a minha empresa seja percebida da mesma forma que esta vendedora – disse ele – os clientes entram na loja procurando sempre por ela e muitos não aceitam ser atendidos por outra pessoa, dizem que ela tem uma acolhida excelente, explica com perfeição o produto e seu conhecimento gera muita credibilidade, então vamos ter que trabalhar nossos treinamentos para gerar esta mesma percepção independentemente da vendedora e do cliente. Anos depois, esta consultora se desligou da empresa, mas os clientes continuaram procurando-a, pois, sua marca pessoal era muito forte e, independentemente de onde estivesse, ainda era vista como o pilar central para a tomada de decisão de compra.

Invista mais em sua postura, faça as pessoas desejarem o seu atendimento, crie uma marca pessoal que vá além do produto, isso abre portas e valoriza ainda mais o seu tempo. As pessoas, assim como as empresas, gostam de “gastar seu tempo” com vendedores que tenham algo a agregar e que façam a diferença não por suas palavras, mas por suas atitudes.

Crie uma imagem que o mercado deseje, valorize-se e #naduvidaouse!

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Luis Roman

é consultor na área de Gestão Empresarial e Vendas com mais de 15 anos de experiência no mercado moveleiro. Realizou treinamentos em 22 estados brasileiros e capacitou mais de quatro mil profissionais

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