Decidindo Decidir!

Publicado em 12 de março de 2020 | 18:27

“Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir.” (Napoleão Bonaparte)

Na metade final do século XVIII, a humanidade vivenciou a transformação dos meios de produção e da forma como a sociedade era organizada. O tempo das máquinas mecânicas e a vapor ficou conhecido como a Primeira Revolução Industrial.

No século XX, a Segunda Revolução Industrial foi marcada pelo advento da eletricidade e do modelo de produção em massa, proposto e desenvolvido por Henry Ford.

No início do século XXI, vivenciamos a Terceira Revolução Industrial, marcada pelas tecnologias digitais, pela eletrônica e pela Informação. Este tempo foi conhecido como a “Era da Informação”.

Você deve ter notado que o tempo verbal utilizado está no passado. Sim, isso já ocorreu e a “Era da Informação” já acabou. Vivemos hoje, a “Era do Conhecimento” que é fruto da chamada Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela computação em nuvem, Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

Você pode estar pensando…. nossa, mas não entendo nada disso!

Portanto, eu te digo: calma!

Temos muito a discutir sobre estes temas, e como eles impactam o varejo e, em especial, o varejo moveleiro. A Quarta Revolução Industrial terá um impacto ainda maior nos meios de produção e da organização de nossa sociedade.

Mas vejam só, vamos falar ainda dos reflexos da “Era da Informação”.

Hoje, você é bombardeado por mensagens eletrônicas, e-mails, sites de notícias, rádio e TV, dentre outros. Na sua empresa, dezenas e centenas de relatórios extraídos do seu sistema de gestão, planilhas de Excel, Dashboards do seu BI, indicadores de acesso digital e e-commerce, dados setoriais e novos competidores fazem com que você tenha tudo em termos de informação.

Esta inundação de informações tem gerado uma patologia empresarial muito grave. Uma paralisia no processo decisório.

Isso mesmo, o excesso de informação excede nossa capacidade de processamento, gerando inatividade ou a não decisão, que pode ser extremamente prejudicial ao seu negócio.

Como vender mais? Por que minhas vendas caíram? Como melhorar as margens? Quais produtos devo expor e colocar à venda?

São perguntas cujas respostas tínhamos por instinto no passado. Hoje temos dúvidas e incertezas, que geram ansiedade e paralisia.

Vejam só a imagem abaixo:

O excesso de informação exige INTELIGÊNCIA, que seleciona as informações relevantes e efetivamente úteis para GERAR CONHECIMENTO.

Conhecimento é criado dentro de nossos cérebros, de nossos executivos, e que nos fornecem dois caminhos: (1) Atividade para DECIDIR, (2) Criatividade para NOVAS IDEIAS.

É por isso que as empresas estão começando a investir em INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS. Utilizando ferramentas de análise de dados, para interpretar suas vendas, analisar sua carteira de clientes, a movimentação e evolução dos seus estoques, enfim, realmente ler a sua empresa e facilitar sua DECISÃO.

A competição futura será com aqueles que melhor sabem decidir? Os líderes de mercado estão decidindo decidir.

E você?

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Marco Kumura

Empreendedor, CEO da Marketscape (empresa de referência em Inteligência de Mercado), mestre em Gestão de Negócios e professor na Fundação Dom Cabral, PUC/PR e UEL. Atua também como palestrante, colunista da CBN Londrina, diretor da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ABDV) e diretor de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Tem se dedicado a estudos avançados em Estratégia, Vendas, Marketing e Inovação. Desenvolveu projetos empresariais no Brasil, em países da América Latina, Oriente Médio, África e Leste Europeu.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646