Design estratégico: entenda o que é e sua importância para os negócios

A abordagem é fundamental para colaborar no atendimento aos clientes, reduzir custos e gerar lucros para o negócio

Publicado em 26 de julho de 2019 | 11:00

Em um cenário cada vez mais complexo e competitivo, com negócios que exigem soluções cada vez mais eficientes, aprimorar a capacidade de inovação não é uma escolha, e sim uma necessidade, é questão de sobrevivência. Desta forma, o design estratégico surge como uma abordagem fundamental para as organizações que buscam resultado.

A metodologia aplicada através do design estratégico, pensa no produto ou serviço de forma competitiva e totalmente focada no consumidor. É um caminho eficaz, porém deve ser pensado em equipe. O trabalho multidisciplinar é fundamental para obter resultados e incrementar os negócios. Assim sendo, no desenvolvimento estratégico de uma empresa, não temos somente o papel do designer, o trabalho exige o envolvimento de uma equipe toda.

Se analisarmos o termo “estratégia”, podemos identificar que se trata de uma orientação planejada, ou seja, pensada em um contexto geral. Estamos falando em prever quais podem ser as dificuldades, as oportunidades e as necessidades que temos que atender. Ser estratégico, também significa identificar como ser mais competitivo em relação ao adversário ou concorrente.

Se existe um desafio que parece não ter solução, então temos uma oportunidade!

A metodologia é composta de etapas que vão traçar o passo a passo para colaborar na melhoria do desempenho e da eficiência das empresas. Esses objetivos podem ser alcançados através da articulação incluindo fatores externos, internos e práticas de mercado. O design estratégico tem ação desde o desenvolvimento do produto, se envolvendo com todo processo de conceituação junto com as áreas envolvidas.

A interdisciplinaridade está baseada nos conhecimentos envolvidos no processo e no pensamento globalizado. O design, através dessa metodologia, vai além da eficiência. Sobretudo, desenvolve o produto adequado, com foco no usuário, incluindo o consumidor, a indústria e a sociedade. Todo trabalho é desenvolvido com base nas referências dos concorrentes, na identificação de problemas e oportunidades. O resultado é baseado em informações externas que se transformam em mensagem para definição da forma.

O design estratégico pode e deve ser usado por empresas de qualquer setor e segmento. Afinal, sua aplicação pode trazer vários benefícios. Um dos principais é a diferenciação frente à concorrência, além da coerência entre o design e a marca. Ademais, um dos benefícios mais esperados, a redução de custos e o aumento dos lucros. Afinal um bom design é capaz de colaborar no aumento das vendas e diminuir o tempo do retorno sobre os investimentos.

E você sabe o que o seu usuário sente, pensa e espera do seu produto?

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