Inovar criando valor

Em tempos de pandemia o que mais escutamos é a necessidade de entender esse novo consumidor, agora mais racional, e que está priorizando gastos essenciais, mas também comprando mais pelo e-commerce, e aberto a novas experiência

Publicado em 15 de junho de 2020 | 16:11

Em tempos de pandemia o que mais escutamos é a necessidade de entender esse novo consumidor, agora mais racional, e que está priorizando gastos essenciais, mas também comprando mais pelo e-commerce, e aberto a novas experiências. Então, vamos repensar como será a nossa capacidade para atuar na cadeia produtiva unindo de verdade os elos que mais precisam de soluções menos massificadas e mais personalizadas, falamos da indústria moveleira e do varejo de móveis.

Algumas marcas e lojistas acreditam que será mais complexo oferecer soluções que tragam maior percepção de valor ao móvel, porque o preço sempre foi a principal moeda de troca e o caminho tradicional de muitas empresas.

Mas com o acesso à internet por grande parte da população, somos abastecidos diariamente por inúmeras informações, por redes sociais, agora por lives e novos recursos tecnológicos, onde estabelecemos uma comunicação muito mais próxima com as marcas e os consumidores.

O desafio que a cadeia moveleira precisa refletir é que para agregar valor para esse consumidor do agora, precisamos entender bem como é essa construção do gosto que se reflete no seu estilo de vida, e que experiências fazem com que a jornada de compra do móvel seja atraente, prazerosa durante e após a pandemia, para que esse valor, emoção, fique na memória do consumidor.

Se a fidelização da experiência é um dos principais pontos no processo de compra, será importante rever alguns pontos do negócio para tornar a marca mais criativa: que ações podem ser planejadas no e-commerce e loja física? Que experiências sua marca tem em redes sociais? Dos móveis que vende, quais tem originalidade?

Para as empresas que estão motivadas a aprofundar suas pesquisas com consumidores, é interessante, nesse momento, definir um público alvo, entender os novos hábitos, e escolher nichos de mercado para criar inovação e valor, lembrando que comunicar bem é tão importante quanto ser original e criativo, no design, na forma de vender e em criar atratividade que encante o cliente.

Para a experiência superar o preço algumas dicas de como refletir sobre inovação, seja no design do móvel, ou na forma de vender ou servir, para estabelecer duradouras conexões com o seu consumidor: está projetando para qual consumidor? Como ele é? Qual o seu estilo de vida, crenças e valores? Você oferece inovações? O que se diferencia do concorrente? Como diversifica seus segmentos de atuação? Está olhando novas parcerias? Seu produto se identifica com a estratégia do lojista? Consegue apresentar ideias para o varejo? Seu time aceita vender aquilo que é diferente da commodity? Como empresário consegue estar à frente para comunicar sua ideia para a empresa e o varejo? Será que seu time comercial quer mudar a forma de vender móveis?

Talvez seja o momento de rever o negócio e fortalecer novas parcerias, já que as lojas físicas podem incorporar estratégias para criar novas experiências, para tornar a compra de móveis atrativa e divertida, o conhecido Varejo Experimental, mix de entretenimento, experiência e produtos. O consumidor vai transitar entre o on-line e off-line, onde tecnologias e startups de inovação trarão diferentes formatos e estímulos ao consumo. Será que as empresas e lojistas estarão pensando em se preparar para esse futuro tão próximo, afinal a tecnologia acelerou a nossa relação com o mundo a nossa volta. Então tenha um pensamento mais criativo e conquiste um novo espaço.

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