Lean Manufacturing – combate ao desperdício dos defeitos

O Lean Manufacturing é um caminho seguro para as atividades de melhoria, por sua filosofia e vasta quantidade de ferramentas idealizadas para este propósito

Publicado em 9 de agosto de 2019 | 17:22

Conforme abordado anteriormente, através do Lean Manufacturing, as empresas são capazes de identificar os 8 desperdícios existentes em sua operação, os quais se não administrados são capazes de consumir boa parte ou até a totalidade de seu resultado operacional. Classificam-se em:

1) Defeitos
2) Sobre Produção
3) Espera
4) Talentos
5) Transporte
6) Estoque
7) Movimentação
8) Processamento

Através do Gemba Walk, o administrador do negócio consegue identificar visualmente a existência de tais desperdícios, porém, precisa de ajuda pra erradicá-los. O trabalho em equipe é o caminho para o tratamento de tais desperdícios, mas antes disso, é preciso conscientizar os colaboradores da necessidade de combatê-los.

Através da Comunicação, o administrador consegue mobilizar as equipes para tal combate, contudo, existe a necessidade de preparação e apoio ao grupo de trabalho. O Lean Manufacturing torna-se um caminho seguro para as atividades de melhoria, tanto por sua filosofia como pela vasta quantidade de ferramentas idealizadas para este propósito.

No presente vídeo o combate é dedicado ao primeiro dos desperdícios do Lean Manufacturing:

O desperdício dos DEFEITOS

No decorrer dos capítulos subsequentes apresentaremos as ferramentas mais apropriadas para cada caso, sendo que para os defeitos, destacamos o DIAGRAMA DE ISHIKAWA e os 5 PORQUÊS, embora de uma maneira mais avançada outras também participem do combate aos defeitos tais como o Pareto, os 5 Ss e outras mais.

O Diagrama de Ishikawa torna-se valioso quanto aos defeitos visto que através do conceito dos 6 EMES, consegue classificar as causas da origem dos mesmos. Seja devido ao MÉTODO DE TRABALHO, à MATÉRIA-PRIMA, à MÃO-DE-OBRA, às MÁQUINAS OU EQUIPAMENTOS, às MEDIDAS OU QUESTÕES RELACIONADAS AO PROJETO, ou ainda outros fatores provenientes do MEIO-AMBIENTE.

Porém, para efeito didático optamos por conduzir a metodologia de uma maneira mais focada e menos abrangente, de forma que facilite sua compreensão por aqueles que acompanham o desenvolvimento deste raciocínio em direção ao aumento do resultado operacional através da redução dos desperdícios LEAN.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Receba nossa Newsletter