Novos valores, experiências e soluções híbridas para a casa

Vamos rever quais são as nossas expectativas em relação aos novos significados da casa e o que elas têm de fazer por nós e por nossa família, integrando soluções híbridas para nossos espaços

Publicado em 22 de junho de 2021 | 15:05

Vamos rever quais são as nossas expectativas em relação aos novos significados da casa e o que elas têm de fazer por nós e por nossa família, integrando soluções híbridas para nossos espaços.

Esse foi um dos importantes temas discutidos por profissionais, arquitetos e designers durante a Interzum@ home, um dos principais eventos do setor de matérias-primas para móveis, em Colônia, na Alemanha, e que em maio deste ano trouxe uma versão de feira 100% digital.

O futuro do design trará cada vez mais a conexão entre o produto físico, o mundo digital e as experiências, essa afirmação foi feita por um dos maiores estúdios de design da Europa. Isso coloca o designer em posição mais crítica, de questionar e instigar os gestores a não buscar inovações somente para gerar lucro, mas para oferecer novos valores e experiências.

Trata-se de tornar a experiência das pessoas melhores, melhorando a sua qualidade de vida, afinal não é só o conforto que está em pauta, mas a melhor eficiência e funcionalidade dos nossos espaços, já que as expectativas mudaram a partir do momento que passamos a trabalhar e, nossa casa é agora nosso escritório, lazer, esporte, ampliando a socialização com a família, expandindo os nossos limites para projetar novas funções e exigências. Essa transição também é visível nos impactos sobre as mudanças climáticas e meio ambiente, estamos, portanto, em um processo de mudança de valores.

É visível a tendência por um estilo de vida mais sustentável e menos acelerado, voltando a um ritmo natural e menos estressante. Essa fusão entre vida e trabalho exigirá do design de mobiliário mais flexibilidade e reforçará o uso de novos materiais e revestimentos com maior higiene e segurança contra infecções ou superfícies de móveis antivirais. Como estamos confinados a nossa casa dá para entender bem por que o mobiliário foi uma categoria muito demandada globalmente.

As grandes marcas de varejo já perceberam que as experiências precisam ser construídas junto com seus consumidores. A Ikea, por exemplo, inspira seus clientes a fazer negócios com a marca, a viverem uma vida melhor todos os dias dentro dos limites do planeta, tornar-se circular e positivo, em sua cadeia produtiva, através de sua estratégia e valores pautados em sustentabilidade. Os desafios impostos pela marca têm direcionado o uso de materiais sustentáveis, energia renovável, alimentos vegetais e outras mudanças positivas que impactam no clima até 2030.

Portanto, designers, empresários e varejistas precisam estar muito mais engajados em desenvolver e lançar produtos híbridos, que inspirem as pessoas não só a fazerem as mudanças positivas nos seus estilos de vidas, mas também a consumirem produtos de forma mais sustentável, respeitando os limites do planeta.

Conheça mais sobre vida saudável, saúde e sustentabilidade Ikea no link: bit.ly/ikeafor308

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Andrea Krause

Designer e especialista em comportamento de consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestrado pela FAUUSP. Com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de materiais para o setor moveleiro e de construção civil. Atua como consultora de marketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estuda macrotendências do morar e formação de gosto, especialista do tema “Cor”.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646