O futuro dos negócios de impacto social

Publicado em 13 de março de 2024 | 14:35

De acordo com a ONU, o Brasil é um dos países que mais concentra riquezas no mundo, onde 1% mais rico da população possui 28,3% da renda total. A desigualdade econômica afeta diretamente a estabilidade e o crescimento dos negócios ligados ao setor de móveis que atendem o público de baixa renda. Com menos instabilidade social e maior investimento em capital humano é possível, através de modelos de negócios sustentáveis, mudar a direção para um crescimento econômico mais justo e estável.

Muitos países começaram a adotar um modelo econômico de crescimento sustentável, com o objetivo de reduzir a desigualdade e a concentração de riquezas, para proporcionar um crescimento econômico inclusivo, com mais oportunidades, principalmente à população mais vulnerável e desfavorecida, estimulando a economia e os negócios locais através de projetos sociais, voluntariados e empreendedorismo.

Para muitos especialistas, o empreendedorismo social pode solucionar um problema social e ambiental no Brasil, que pode ser resolvido por meio de um negócio de impacto social, sustentável e inclusivo. Para isso é fundamental que a sua empresa comece a apoiar projetos que tragam soluções para os problemas sociais da comunidade, resgatando a dignidade das pessoas que estão na situação de pobreza e a dificuldade de acesso a serviços básicos para promover um bem-estar social. Um negócio social leva em consideração a participação dos protagonistas na concepção da estratégia e das práticas para que a proposta tenha sucesso.

Através do empreendedorismo e ações sociais, caminhamos na direção de uma sociedade mais equalitária como, por exemplo, a igualdade de oportunidades para homens e mulheres, políticas que apoiem a paternidade com educação para pais com dificuldades, auxílio à comunidades em situação de risco ou miséria, entre outros, promovendo mudanças concretas para um mundo melhor.

Mas como desenvolver negócios que resolvam problemas sociais? Para isso é fundamental se envolver com a comunidade local para gerar insights coletivos e transformar problemas em objetivos de negócios, não só gerar o lucro, mas proporcionar impactos reais positivos para a comunidade que gerem renda.

Para incubar negócios que resolvam problemas sociais é importante compreender os reais problemas existentes. Parcerias e colaboração, recursos e conhecimento podem proporcionar os resultados esperados. Campanhas internas podem contribuir para recrutar colaboradores engajados no tema.

A ONU e seus parceiros apoiam o desenvolvimento sustentável no Brasil através de 17 objetivos que contemplam os principais desafios enfrentados por pessoas, destacando as ações para acabar com a pobreza, proteção do meio ambiente e clima, e a garantia de qualidade de vida, dentre eles a erradicação da pobreza e os projetos sociais para alcançar a fome zero e a agricultura sustentável, que é um importante vetor para trazer saúde e bem-estar.

Dentre os principais objetivos, entendemos a relevância do envolvimento da sociedade para contribuir com conhecimento e as ações para a educação de qualidade que permite qualificar melhor a mão de obra no futuro, a igualdade de gênero para mulheres e homens reduzindo as desigualdades, o trabalho decente e o crescimento econômico, e projetos ambientais como fornecimento de água potável e saneamento, energia limpa e acessível, vida na água e vida terrestre.

Além disso, também há oportunidades na indústria, inovações e infraestrutura e pensar as cidades e comunidades sustentáveis através de consumo e produção responsáveis, promovendo ações contra a mudança global do clima, com as parcerias e meios de implementação dos objetivos. Se você acredita que pode fazer parte dessas mudanças para um futuro sustentável para o país, é importante conhecer as propostas e fazer a diferença. Para mais informações acesse o link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs que fala sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

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Andrea Krause

Designer e especialista em comportamento de consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestrado pela FAUUSP. Com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de materiais para o setor moveleiro e de construção civil. Atua como consultora de marketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estuda macrotendências do morar e formação de gosto, especialista do tema “Cor”.

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