O futuro e o design: desafios pulsantes para mudanças
Publicado em 19 de maio de 2023 | 11:20
A edição de 2023 do Milan Design Weekend ou Fuorisalone, um dos maiores circuitos de rua da Europa, aconteceu na cidade de Milão entre os dias 17 a 23 de abril, reunindo 300 eventos entre exposições, instalações, mostras coletivas e design de produtos, conferências e palestras, que trouxeram insights sobre o desenvolvimento responsável e a busca por soluções tecnológicas inseridas em um futuro próximo, que questionam a interface homem e meio ambiente, tais como design sustentável e inovação de materiais, economia circular e inteligência artificial. O evento teve como tema o “Laboratório Futuro”, propondo refletir sobre como imaginamos o nosso futuro frente o que vivemos hoje.
Por um lado, se discute dar espaço para os novos processos projetuais, práticas e iniciativas criativas transformando a forma do fazer. Por outro, a busca incansável por soluções inovadoras em meio à materiais recuperados de processos produtivos ou de descarte, transformados em novas coleções. Além de integrar iniciativas culturais e artísticas, e apresentar uma seleção de peças de jovens designers contemporâneos, os estúdios de design apresentam seus talentos emergentes. Materiais de reuso e reciclados, roupas descartadas ou defeituosas são reaproveitadas na fabricação de cadeiras de pexiglass transparente reciclado.
Desde a pesquisa de materiais inovadores e sustentáveis, o design experimental e o artesanato contemporâneo se fundem, o evento explorou diferentes e complementares caminhos a seguir em uma colaboração entre artesãos e designers. As instalações convidaram o espectador a olhar o presente para imaginar o futuro, a exemplo da Torre do Largo Treves, no distrito de Brera. Presente na mensagem simbólica da Exposição Interni Design Re-Evolution, La Machien Impossible, instalação de Piero Lissone que interpretou a busca incansável por soluções inovadoras.
Design Variation trouxe a intervenção denominada Breath, na fachada do Edifício Circolo Filologico Milanese, por meio de uma membrana de silicone, reflete o significado do design para além da estética, e importante ferramenta multidisciplinar em busca da inovação. Em Alcova, o novo polo do design de vanguarda reuniu 70 projetos contemporâneos, destaque para o design experimental, através de marcas Bea Pernia e Art&Loom. O distrito Brera mostrou a instalação do artista Agostino Lacurci, no Largo Treves, denominada “Dias secos, Noites Tropicais”, refletindo as questões que temos de enfrentar hoje para a construção do amanhã.
As marcas ofereceram experiências digitais interativas onde os visitantes se tornaram artistas, manipulando cores e formas no espaço. Também os espaços foram ocupados por estúdios de design com projetos de interiores com diferentes visões criativas, unindo arte, design e arquitetura. Os eventos e as experiências imersivas reforçaram a importância da natureza como fonte de inspiração coexistindo com a tecnologia, para um futuro mais verde. A mensagem por trás dos designers e das grandes marcas foi que todas as transformações dependem das nossas iniciativas.
Para onde vai o design frente às mudanças ambientais, econômicas e sociais foi a reflexão da 61ª Edição do Salão do Móvel de Milão. Essa edição acaba de receber a certificação de organização sustentável de eventos, numa área de 170 mil m², onde recebeu 1962 expositores. Os estandes foram simples para reduzir o desperdício.
O Salão do Móvel de Milão mostrou como o setor de móveis é um ambiente fértil à pesquisa e inovação, adicionando os recursos tecnológicos para ampliar as funcionalidades com a presença “Soft” do digital, do conforto e com mobiliários híbridos, um design experimental que responde as questões de ordem sustentável: as tecnologias, reuso, regeneração, circularidade e economia de energia estão mudando a forma projetual, os ambientes da casa e principalmente as propostas dos móveis. O foco foram os novos materiais recicláveis e reutilizáveis, novos processos de produção, com um olhar para economia circular e redução da emissão de CO2, além de minimizar o desperdício. Como tudo isso afeta o seu negócio?
O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais