O mercado e suas adequações

Publicado em 3 de abril de 2023 | 15:46

Já entramos no terceiro trimestre do ano e algumas respostas em relação ao comportamento do mercado já podemos perceber. 2022 foi um ano de retomada dos eventos de negócios. As feiras e showrooms, nos mostraram que toda a cadeia moveleira estava ávida por essa retomada. Fechamos um ano com aprovação total da retomada e entramos em outro onde a dúvida de como o varejo ia se comportar diante do momento. Se por um lado experimentam algo que era até então “desconhecido”, que foram os eventos online, se mostrou mais do que nunca que esse formato não substitui as ações presenciais, onde as pessoas têm a possibilidade de interagirem e estarem mais próximos. Devemos sempre lembrar que no mundo dos negócios, por mais máquinas e tecnologia que existam, estamos sempre lidando e tratando com pessoas, seres humanos que precisam dessa socialização e interação. Afinal não somos robôs.

Depois desse aumento exponencial no consumo de móveis em 2021, o último ano foi um ano equalizador. O consumidor continuou investindo no mobiliário, mas em menor volume, pois a renda voltou a ser canalizada para lazer, viagens, entre outros, represados durante a pandemia.

Para 2023, estudos de comportamento e mercado indicam que o conforto da casa continua no topo das prioridades. Com a mudança de comportamentos das pessoas, que hoje estão mais preocupadas com a saúde física e mental, com exercícios, com o descanso, com segurança e sustentabilidade. Isso influencia, inclusive, quais produtos elas vão adquirir. Hoje elas optam por peças duráveis e marcas responsáveis com as práticas de ESG.

Para atender essas mudanças no comportamento do consumidor, as indústrias também tiveram que se adequar e se reinventar. Muitos atentos a todo esse movimento do mercado, lançaram produtos que atendam especificamente a este público, que hoje preza por móveis mais compactos, inteligentes e com muita personalidade, sem perder qualidade e principalmente diferencial.

Quem também se reinventou nesse mercado, foram as feiras que continuam em amplo crescimento, tanto em número de expositores, quanto ao número de lojistas presentes. Porém, a cada edição percebemos que adaptações e mudanças são feitas para que esse público perceba e possa estar presente nos eventos.

E assim fabricantes, lojistas, realizadores de feiras e consumidores finais vão se adequando e se reinventando a cada dia, com a certeza de que existem muitas ferramentas que a cada dia vêm sendo descobertas e que facilitam nossas vidas. E que a cada dia é preciso se adequar ao momento e espaços disponíveis.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Kika Fazollo

Formada em Logística pela UNOPAR, pós-graduanda em Marketing Digital pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Atuou por 15 anos em Marketing, Estratégias de Comunicação empresarial e ampliação de mercados, Gerenciamento de produção publicitária comercial em Agência de Publicidade, período em que coordenou e promoveu a divulgação tanto do Polo Moveleiro de Ubá, como da Femur (Feira de Moveis de ubá e região). Um case de sucesso deste período foi a criação da marca “Ubá - Móveis de Minas”, que ficou conhecida nacionalmente e até mesmo no mercado exterior. Atuou ainda no gerenciamento de uma loja de planejados na cidade de Ubá, por um período de quatro anos, o que lhe permitiu através do contato direto com o consumidor final interpretar e realizar sonhos de centenas de pessoas através de soluções em design e tendências. Desde 2016, a partir de sua experiência e visão macro, integra a equipe da Alternativa Editorial/Revista Móbile, levando ao mercado soluções em prestação de serviços e comunicação multiplataforma.

Receba nossa Newsletter

    Mais Lidas