O motivo é o relacionamento

Feiras e eventos retomados. Em 2023 tem muito mais!

Publicado em 14 de dezembro de 2022 | 15:04

Quando lembramos de março/20 automaticamente vem à nossa mente uma Movelsul completamente montada e impedida de abrir suas portas devido ao fechamento de mercado imposto pela pandemia. Expositores completos, ambientes decorados, profissionais preparados e um grande “balde de água fria” vindo para acabar com as esperanças da indústria.

Apesar da mudança repentina ocorrida pela Covid-19, o segmento moveleiro agiu de forma rápida e transferiu – ao longo de 2020 e parte de 2021 – suas propostas para o ambiente virtual, o que acabou lhe gerando um alcance muito maior em termos de clientes, porém, um nível baixo de prospecção de mercado.

Com o passar do tempo e a flexibilização do mercado – ou redução dos índices de infecção – reabrimos os eventos e as feiras setoriais. Visitantes de todo o Brasil e de diversas partes do mundo puderam aproveitar o movimento que agradou os expositores, afinal de contas a “prospecção” foi retomada e novas oportunidades de negócios surgiram através do presencial. Feiras lotadas, expositores satisfeitos, investimentos realizados com retorno imediato e, principalmente, a volta do aperto de mão, do abraço e do “olho no olho”.

Em termos de negócios, os números surpreenderam, mas o principal ganho deste retorno está na possibilidade de reencontrar as pessoas, tanto é verdade que o consumo de chopp aumentou durante as feiras (é apenas uma metáfora) pois muito mais que negócios, o ambiente proporcionou longas e duradouras conversas. Espaços lotados, corredores lentos, tudo que esperamos deste lindo espetáculo aconteceu neste ano, por isso podemos afirmar que em 2023 haverá muito mais.

Obviamente um investimento de tamanha proporção precisa ser rentável, porém, a maneira de avaliar tal índice teve uma leve mudança. Ao invés de apenas somar vendas, reconquistar e reter clientes também fez parte desta percepção de ROI dos eventos.

Esta mudança é um alinhamento natural da evolução que percebemos no processo comercial e na estratégia das empresas frente ao mercado, compreendendo que não basta apenas criar players, mas fortalecer os que sustentam o negócio diariamente. O marketing evoluiu a tal ponto que trabalhar os atuais stakeholders, seja em feiras, em reuniões presenciais ou virtuais, tem se tornado uma prática cada vez mais comum para o sustento dos negócios.

Esta percepção nos leva à lembrança de uma frase repetida longamente: quem não é visto não é lembrado. E qual o melhor lugar para ser visto que um ambiente focado e direcionado para o seu negócio? Desprezando a concorrência (apenas em função deste conteúdo) participar de ambientes presenciais de exposição de produtos é tornar possível o conhecimento daqueles que buscam por novidades.

O ano de 2023 reserva ao mercado muitas surpresas positivas no que tange ao presencial, por isso uma agenda de feiras, eventos e até mesmo de treinamentos precisa estar na pauta dos empresários com o objetivo de aproveitar tais oportunidades para ter acesso às novidades e buscar ainda mais aproximação com o mercado, lembrando também que estreitar relacionamento com seus parceiros é a melhor forma de fortalecer parcerias e “ser lembrado” não apenas pelo faturamento mas, pelo apoio, ao esforço e investimento realizados.

Esqueça por alguns segundos a palavra “custo” e transforme ela em investimento, assim será muito mais fácil perceber a importância destes pequenos agrados entre fábrica e cliente – e viceversa. Apoie, compareça e principalmente faça valer a pena o empenho de ambos os lados. Aproveite para se fazer presente de corpo e alma pois a recompensa é natural.

Prepare sua equipe para participar em 2023 e seja um agente de transformação do segmento moveleiro, não apenas comprando, mas aproveitando para conhecer e rever as pessoas que fazem parte do processo. Utilize estes momentos para ampliar o vínculo pessoal e profissional, pois além das novidades, temos a certeza da garantia de boas conversas e longos apertos de mãos por todos que se fizeram presentes e “abraçaram” o esforço.

Ah, e lembre-se sempre: #naduvidaouse!

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Luis Henrique Roman

é consultor na área de Gestão Empresarial e Vendas com mais de 15 anos de experiência no mercado moveleiro. Realizou treinamentos em 22 estados brasileiros e capacitou mais de quatro mil profissionais

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