O que as grandes marcas de móveis definiram para 2023 na Movelsul

Publicado em 31 de outubro de 2023 | 15:47

Vamos identificar as tendências na Movelsul em 2023. Mas antes disso precisamos falar dos sentimentos em relação à casa: o que mudou nesses últimos tempos com a pandemia? Observamos mais cores nos ambientes, áreas multifuncionais e espaços com flexibilidade. As tendências no decor trazem novidades em cores, estilos e materiais.

Ambientes integrados traduzem o novo morar, pedem autoexpressão, proporcionam uma circulação sem barreiras, sofás, bancadas, ilhas estão entre as peças que norteiam os projetos de interiores, dividem espaços e funções, e proporcionam conforto e bem-estar.

As cores, audaciosas ou neutras, solares ou biofílicas, estão entre os novos tons que refletem os gostos dos consumidores. Relaxar é a palavra de ordem já que a casa é um refúgio ao stress. Alguns estilos de móveis resgatam no passado a sensação de refúgio, segurança e contato com a natureza, valorizando as tradições da época com charme e aconchego, o antigo e o luxo. É o caso do estilo Provençal, um estilo campestre que remete à natureza e um dos principais destaques do evento.

Tem como característica as portas com molduras, entalhes de madeira, linhas curvas e puxadores em forma de concha, essas características trazem o ar provençal para dentro da casa. Com visual leve e romântico, combina com ares da montanha, do campo ou do mar; nasceu na França, na região de Provença e traduz um gosto pelo natural e belo. Com tonalidade suave, com destaque para as paletas de cores em branco, lavanda, rosa, cinza, verde e azul, possuem um visual sóbrio e equilibrante, mas também as mesmas cores são aquecidas, destacando a personalidade e sofisticação do design, com harmonia e sem exageros.

Na decoração de interiores o estilo provençal destaca as paredes em estuque e cimento queimado, apliques nas paredes, materiais rústicos e naturais, teto com vigas de madeira e há abundância de flores e ervas. Os tecidos florais remetem ao natural rústico, deixando de ser somente presente nas casas de campo, tornando-se uma tendência nas casas urbanas. O objetivo desse estilo campestre é criar um clima tranquilo, relaxante e acolhedor.

Para entender esse movimento, é importante comentar que após vivermos um período de incertezas com a pandemia, o passado é algo seguro para a maioria das pessoas, então a busca por algo conhecido, tradições e estilos do passado agora ganham protagonismo. Os lares tornam-se refúgios e momentos acolhedores ao lado da família, esse comportamento é que determina a tendência e traduz uma moradia propícia ao relaxamento, os objetos que tenham significados para a nossa vida também traduzem essas sensações. Além disso, as tendências comprovam que cores e sentimentos não são combinados ao acaso, mas possuem efeitos psicológicos causados pelas experiências desde nossa infância, portanto o passado é o nosso porto seguro e traduz a volta do estilo provençal com força total.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Andrea Krause

Designer e especialista em comportamento de consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestrado pela FAUUSP. Com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de materiais para o setor moveleiro e de construção civil. Atua como consultora de marketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estuda macrotendências do morar e formação de gosto, especialista do tema “Cor”.

Receba nossa Newsletter

    Mais Lidas