O que sua empresa tem a ganhar praticando o Endomarketing?

Publicado em 20 de fevereiro de 2020 | 12:35

Em termos gerais, endomarketing trata-se de uma estratégia voltada a atrair o engajamento dos colaboradores dentro da empresa.

Suas ações consistem em planejar e executar campanhas, que são direcionadas, especificamente, para o público interno. Neste caso, os colaboradores seriam os clientes.

O objetivo do endomarketing é aumentar a satisfação dos profissionais que trabalham na empresa e, consequentemente, gerar um aumento na qualidade de suas entregas ao público externo.

Como bem sabemos, quando a comunicação dentro da empresa é falha e não atende às necessidades da equipe interna, isso passa a ser um empecilho para que o processo aconteça de forma satisfatória.

Quando vamos levar um produto ao mercado, precisamos pensar em todas as estratégias que estarão por trás dele para mostrar o valor desse produto e atrair o consumidor. O endomarketing também tem essa função. Sempre levando para os colaboradores, através de uma comunicação interna adequada, informações que vão facilitar o dia a dia no ambiente de trabalho e, consequentemente, aumentar a produção, pois cada um saberá a importância do seu trabalho no processo.

Uma empresa preocupada com o próprio sucesso sabe que é essencial contar com baixa rotatividade na equipe. Um dos pontos positivos do endomarketing é aumentar a satisfação da equipe, diminuindo o turnover e motivando-a.

E essa comunicação interna eficaz é também um dos maiores desafios de qualquer empresa. Nenhuma empresa está livre dessa etapa. Por isso, o uso de canais adequados e eficazes fazem com que o processo seja mais fácil e os objetivos sejam alcançados. A comunicação entre a equipe deve ser integrada, proporcionando meios para que funcionários e gestores troquem informações e estejam sempre alinhados em relação a temas importantes para o desenvolvimento e resultado do trabalho.

Nem sempre essa tarefa é fácil, pois muitos ruídos acontecem durante o processo. O famoso telefone sem fio fica muito evidente quando não se tem uma estratégia que alinhe essa comunicação. Talvez por isso, as empresas de software de gestão tenham ganhado tanto espaço no mercado nos últimos anos.

Pode parecer que essas ações se referem somente ao bem estar dos envolvidos no processo. Esse também é o objetivo, mas não o único. O endomarketing contribuiu para o resultado final da empresa porque ele faz com que todos estejam  alinhados ao processo, seja de produção, criação e também à satisfação do cliente externo.

Muitas empresas praticam essas estratégias no seu dia a dia, porém, nem sempre isso é avaliado e mensurado qual o real retorno dessas ações. Essa é uma etapa importante que mostra se o caminho está correto e os objetivos estão sendo cumpridos.

A Sier Móveis, de Ubá/MG, vem trabalhando intensamente essas ações. A empresa está sempre interagindo com seus colaboradores através de campanhas que reforçam a importância da comunicação interna.

Segundo Rafaela Terra, responsável por este trabalho, todas essas ações são programadas para o ano todo. Em datas específicas, é montada toda uma estratégia que, além de envolver, valoriza o colaborador. A empresa conta com um departamento de RH muito ativo, que oferece total suporte para que todos estejam engajados nos temas que são abordados. Para Rafaela, esse trabalho é considerado de extrema importância, pois através dele a equipe fica informada sobre os diversos temas que são abordados, proporcionando um engajamento maior entre colaborador e empresa.

De uma forma geral, um ponto que me chama a atenção é que às vezes muitos desses colaboradores não têm conhecimento do resultado final sobre o produto que ajuda a fabricar. Como sabemos, para chegar ao produto final existem várias etapas e nem sempre todos da equipe tem contato com todo o processo. Daí, a importância de ações que envolvam e tragam essas pessoas que são peças-chaves para que tudo aconteça.

Convide sua equipe para fazer um “tour” pela empresa. Faça uma apresentação do seu processo de produção, assim como você faria para um cliente. Dê oportunidade para que ele conheça o produto final. Deixe-o sentir como é bom saber que quando aquele produto chegar à casa do consumidor, ele pode desfrutar da alegria de saber que é fruto do seu trabalho, sentir orgulho pelo que ele fez e sentir-se como uma parte importante desse resultado.

O endomarketing não é um bicho de sete cabeças! Também não é algo superficial. Ele mostra para o interior da empresa, onde tudo nasce e acontece, a importância que damos para nossos produtos e, principalmente, para nossos clientes internos e externos, que são os pilares de sustentação de qualquer negócio.

 

 

 

 

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Kika Fazollo

Formada em Logística pela UNOPAR, pós-graduanda em Marketing Digital pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Atuou por 15 anos em Marketing, Estratégias de Comunicação empresarial e ampliação de mercados, Gerenciamento de produção publicitária comercial em Agência de Publicidade, período em que coordenou e promoveu a divulgação tanto do Polo Moveleiro de Ubá, como da Femur (Feira de Moveis de ubá e região). Um case de sucesso deste período foi a criação da marca “Ubá - Móveis de Minas”, que ficou conhecida nacionalmente e até mesmo no mercado exterior. Atuou ainda no gerenciamento de uma loja de planejados na cidade de Ubá, por um período de quatro anos, o que lhe permitiu através do contato direto com o consumidor final interpretar e realizar sonhos de centenas de pessoas através de soluções em design e tendências. Desde 2016, a partir de sua experiência e visão macro, integra a equipe da Alternativa Editorial/Revista Móbile, levando ao mercado soluções em prestação de serviços e comunicação multiplataforma.

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