Onde está a força?

Publicado em 2 de abril de 2020 | 11:06

Neste momento não temos nenhuma verdade absoluta, nenhum cenário estabelecido. Quando estávamos rumo a uma estrada em aceleração constante, sofremos uma freada brusca, não houve tempo para terminar o que estava começado, nem tão pouco estabelecer novas metas.

Qual o caminho a seguir daqui em diante?

Entre tantas teorias, uma é verdadeira: nada será como antes.

A mudança comportamental é inevitável! Descobriremos novas formas de trabalhar, de nos relacionar, mas acima de tudo, teremos outro olhar sobre as prioridades.

Temos visto apelos para o consumo entre comunidades, agregando valor ao que temos próximo de nós. As habilidades estão em alta nesse momento…

Pouco importa texto de currículo ou tempo de experiência, o mais importante é fortalecer aquilo que temos de mais precioso: a solidariedade. Por mais clichê que pareça, faz parte de nós, como seres humanos, visualizar oportunidades mesmo em meio ao caos. Afinal, que graça teria a vida se não fosse a incansável arte de nos reinventarmos? E não há momento mais propício para entendermos isso…

Independente de qual seja o produto, DEVERÁ TER SIGNIFICADO NA VIDA DAS PESSOAS. Enxergar o consumidor como centro está no TOP 10 do momento, mas não basta ter um excelente produto, precisamos fortalecer o relacionamento com o público alvo, seja qual for o nível de atuação. Por exemplo: será que em algum momento tínhamos nos dado conta da grande demanda que temos de cuidados com as pessoas mais idosas?

Em meio a atual turbulência, enxergamos um mercado extremamente necessitado de cuidados, carente de atenção. Até então, não nos perguntávamos como essas pessoas lidavam com o dia a dia, como faziam sua compras, como preparavam suas refeições, entre tantas outras coisas.

A forma como nos relacionamos com nossos trabalhos (antes extremamente presencial) nos forçou a aprender formas diferentes de entregar o mesmo resultado, o que fez com que as pessoas do outro lado também fizessem o mesmo exercício. Não podemos deixar de pontuar as tantas indústrias que reinventaram suas linhas de produção e as transformaram, em uma velocidade incomum, para oferecer apoio e produtos que não faziam parte da sua expertise, sem se apegar a qualquer dificuldade. Onde estava essa força?

Vimos uma capacidade oculta incrível surgir, isso nos mostra um novo ciclo onde as nossas ações deverão refletir em benefício das outras pessoas, construindo novos universos que entrem no ciclo e façam o mesmo, até que tenhamos construído um novo mundo, tão comentado a tempos, mas que só agora estamos vivendo na prática a necessidade de sermos empáticos e colaborativos, agora em nível máster.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Claudia Lens

Formada em Design de Interiores, pós-graduada em Engenharia da Produção, residente em Arapongas, onde está situado o maior polo moveleiro do Paraná. Atua há 10 anos em consultoria, assessoria e coaching para indústria moveleira. Participou como técnica e coordenadora de projetos de inovação para a indústria com troca de conhecimentos junto a instituições nacionais e internacionais. Atuou em vários programas para fomento da indústria através de workshops, palestras e treinamentos, desenvolveu projetos para feiras e eventos do setor moveleiro, tendo entre os trabalhos realizados, espaços para o Congresso Nacional Moveleiro, MOVELPAR e FIQ entre os anos de 2009 e 2018. Participou como coautora na publicação de pesquisa etnográfica “Desejos e Rupturas” e de pesquisas em feiras e eventos do setor, nacionais e internacionais, o que permitiu agregar conhecimento e expertise para realizar trabalhos focados no desenvolvimento de uma indústria mais inovadora. Em 2019, iniciou um trabalho profissional e independente, e, com ele, a oportunidade de trabalhar junto à indústria toda expertise adquirida ao longo desse tempo, realizando trabalhos em design estratégico, pesquisa e inovação, desenvolvimento de produtos, gestão de projetos e lean manufacturing, sempre com foco em metodologias que trabalham o desenvolvimento de produtos ou serviços competitivos e totalmente focados no consumidor.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646