Onde se inspirar para criar seus projetos de móveis em 2021

O ano de 2020 trouxe um grande aprendizado para todos nós, já que ficou visível que qualquer mudança no comportamento do consumo afeta diretamente o segmento de móveis

Publicado em 26 de fevereiro de 2021 | 11:32

O ano de 2020 trouxe um grande aprendizado para todos nós, já que ficou visível que qualquer mudança no comportamento do consumo afeta diretamente o segmento de móveis.

Para as empresas que querem começar o ano de 2021, trazendo para o seu negócio um novo olhar ou propor ao varejo projetos mais criativos, é importante entender os movimentos do consumidor e as tendências que vão acontecer em 2021. Podemos sugerir para você conhecer o relatório “Pinterest Predicts 2021”, que mostra o que as pessoas no mundo estão dando mais importância e pesquisando, para encontrar ideias, se inspirar e perceber o que será tendência para enxergar o futuro. As previsões foram elaboradas para vários grupos, dentre eles Lar, Moda, Beleza, Bem-estar, Hobbies, Viagens.

As pessoas estão mais tempo em casa e querem repensar seu espaço pessoal, então vale a pena conhecer alguns temas do relatório sobre o Lar.

Você já ouviu falar em Cloffice? Para quem quer otimizar os espaços do quarto ou da sala, ou um cantinho num corredor, é possível montar um espaço de trabalho dentro de um closet ou de um armário. Um nicho de parede pode acomodar perfeitamente o seu espaço, seja num corredor ou na sala, precisando apenas de uma superfície de trabalho e prateleiras. A parede pode ser pintada para destacar o seu ambiente e trazer a sensação de unidade, além de plantas, criando um canto perfeito só para você trabalhar, o seu mini escritório. Portas de correr ou biombos podem isolar você, delimitando o seu espaço.

Projetar guarda-roupas com duas portas destinadas ao Cloffice também é uma saída inteligente, com um projeto multifuncional, o guarda-roupa pode ter prateleiras ajustáveis, reguláveis e adaptáveis, podemos pensar em uma superfície de trabalho quando necessário, desta forma damos novas funções ao armário, pensando em organização e ergonomia, criando um ambiente muito compacto, mas eficiente. Mesas retrateis ou embutidas também pode ser uma boa solução para ambientes reduzidos, podem estar inseridas no projeto do armário. Aqui podemos pensar em internos com cores neutras, desde o branco ao preto, coloridas, ou internos de armários que imitam tecidos.

Outro tema em destaque no relatório Pinterest são o design de bibliotecas e as estantes divisória de ambientes, porque as pessoas querem mais privacidade, já que os espaços do lar agora têm de permitir mais de uma função. Pensar em espaços com divisórias de ambientes e para armazenar seus livros ou material de trabalho é uma inspiração para 2021 já que podemos criar móveis que tenham essa dupla função. Dá para imaginar um biombo acoplado à estante e delimitar sua área de trabalho, e ainda armazenar seus livros. O design do móvel pode ser bem minimalista, ou muito colorido, dependendo o público-alvo.

O Japanordic, Scandinesa, ou Japandy Style, uma mistura da decoração escandinava com o estilo minimalista japonês também terá destaque em 2021. O elemento central desses estilos é a simplicidade, trazendo o conceito do “wabi-sabi”, que se traduz em encontrar a beleza no imperfeito e aspectos do estilo “hygge”, tendência que une elementos do décor para uma atmosfera acolhedora e de conforto. Além do design do mobiliário, o cuidado aqui é escolher o material adequado para esses projetos, madeiras claras, lavadas ou rústicas, cores neutras e materiais recicláveis ou de reuso.

Surge o estilo “conforto chique” à moda Home Office, já que aumentaram as pesquisas sobre roupas com estilo confortável, oversized, roupas macias, para a geração Z, as roupas personalizadas terão destaque nos guarda-roupas. Observei meus novos hábitos, já que mudei bem a dinâmica de escolhas de roupas em meu guarda-roupa e ampliei o uso da cômoda, desta forma mudei a importância do mobiliário, mas meu armário não está adaptado a esses novos hábitos. Podemos refletir se nesse momento precisaremos de mais prateleiras e gavetas no interno dos guarda-roupas, já que o vestir para ficar em casa estão sendo nossas escolhas.

Por último falamos da busca pelo termo estética, seja estética nômade, uma nova estética para os quartos ou ambientes da casa ou a própria estética pessoal, mudanças por meio de identidades, segundo o relatório. Isso tem um impacto muito importante no mobiliário e na decoração, pois é fundamental ofertar diferentes estilos de mobiliário, além do retilíneo e minimalista, ampliar gama de cores e combinações, personalizar mais o projeto e estilos de móveis, saindo do comum.

Conheça na íntegra o “Pinterest Predicts” 2021 no link:
business.pinterest.com/pt-br/content/pinterest-predicts

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Andrea Krause

Designer e especialista em comportamento de consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestrado pela FAUUSP. Com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de materiais para o setor moveleiro e de construção civil. Atua como consultora de marketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estuda macrotendências do morar e formação de gosto, especialista do tema “Cor”.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646