Porque é difícil gerenciar mudanças!

Para lidar com as mudanças no novo normal as empresas precisam dar passos pequenos e consistentes, e em muitos casos mudar a cultura da empresa

Publicado em 28 de agosto de 2020 | 10:07

Ninguém imaginou que depois de uma fase sem pedidos o segmento de móveis teria um boom nas vendas, por um lado em função do desabastecimento da cadeia, mas também porque os consumidores estão olhando mais para dentro das suas casas, já que perceberam que essa situação será duradoura, e precisão melhorar e adequar os espaços da casa para a rotina do trabalho remoto e do isolamento com a pandemia.

Prever o que realmente esta mudando no seu negócio é tão importante quanto ter clareza de como conduzir o negócio, analisando os impactos e riscos, para fazer escolhas mais assertivas e construir relações duradouras com parceiros chave.

Na vida profissional ou pessoal queremos fazer boas escolhas, porém ter visão estratégica, com iniciativa e criatividade, fará toda a diferença nesse momento.

Primeiro as empresas estão lutando com essa dualidade: mudar ou permanecer com a estratégia que sempre deu certo, às vezes imediatista demais, além disso as organizações são formadas por pessoas, e muitos líderes tem resistência a mudanças, porque acham que não precisam mudar nada, esse é um ponto muito importante já que as transformações nas organizações começam com o dono, seus gestores e funcionários chaves no negócio.

Mas com tantas mudanças em curso, se temos hoje uma nova necessidade e dinâmica de canal, o que estamos fazendo para nos ajustar a esse novo cliente, agora muito mais digitalizado, com mais informações para tomar decisões pautadas em oportunidades que não sejam só imediatistas ou pontual.

Se as empresas podem fazer algo novo e querem modificar a sua rotina, há espaço para pensar em inovação, criatividade e visão de futuro, por isso é importante entender o papel das novas gerações que devem assumir o negócio, elas devem trazer visão e valores mais simbólicos do consumo, agora pautados por experiência, transparência e verdade, mudança de comportamento acelerada com a pandemia.

Algumas dicas simples podem dar um primeiro impulso para essa mudança:

  • Testar um projeto novo num cliente, com agilidade, para avaliar se o resultado é positivo;
  • Escutar mais o cliente é fundamental, e estreitar parcerias sólidas, mas é necessário fazer as perguntas certas, traga o comercial para uma reflexão sobre o que o cliente espera de sua empresas e que mudanças fazem sentido nesse contexto;
  • Estimular seus funcionários a darem opiniões sobre riscos, oportunidades e ameaças, melhorias no processo, no produto, na interação com o cliente, na comunicação da marca;
  • Estar aberto a novas ideias para apresentar soluções que as empresas ainda não pensaram
  • Vivemos a era da subsegmentação das marcas, repense seu canal e perfil de consumidor, as necessidades serão diferentes ou distintas em cada público alvo e gerações X, Y, Z (jovem, digital, racional, aspiracional)
  • Pense num novo nicho de mercado, para construir novas relações no negócio
  • Mude a forma como você se comunica, para atingir mais pessoas, porém não adianta comunicar e efetivamente suas ações serem diferentes

Vivemos, cada vez mais, a economia da experiência, porque inovar não tem a ver somente com a tecnologia, mas planejar estar na hora certa e no lugar certo, o que podemos chamar de sincronicidade, oportunidades ou coincidências, são sinais que, em circunstâncias variadas no cotidiano do negócio, mostram os caminhos, por isso é fundamental entender as mudanças no comportamento do consumo.

 

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Andrea Krause

Designer e especialista em comportamento de consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestrado pela FAUUSP. Com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de materiais para o setor moveleiro e de construção civil. Atua como consultora de marketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estuda macrotendências do morar e formação de gosto, especialista do tema “Cor”.

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