Quais perfis de consumidores sua empresa quer priorizar?
Publicado em 23 de setembro de 2022 | 14:23
Atualmente, as mudanças exigidas na nossa sociedade global com a alta dos custos e as novas tecnologias têm impactado no nosso estilo de vida. As pessoas estão em busca de novos prazeres, desta forma seus hábitos de compra serão mais cautelosos, por isso as empresas precisam analisar que perfis de consumidores querem priorizar.
O excesso de estímulo da conectividade está alterando a velocidade dessas mudanças, mas também traz um sentimento de sobrecarga emocional. Se as nossas rotinas diárias foram modificadas, estamos revendo nossos sentimentos e as nossas escolhas, ou seja, estamos criando hábitos. Para alguns consumidores não há interesse em gastar dinheiro no contexto atual, mas para outros o bem-estar deve fazer parte do seu novo contexto de vida.
Para alcançar o desejado bem-estar, as pessoas estão buscando produtos e marcas que valorizem experiências mais ricas, oferecendo produtos e serviços de um jeito melhor, mais conscientes do agora, são esses os consumidores que impulsionam hoje os novos modelos de fazer negócio.
O consumidor engajado com o coletivo diminui a perspectiva do individualismo, amplia o desejo por compartilhamento e empreendedorismo. Nesse contexto, a compra de produtos em grupo passa a ser o foco, sendo a facilidade de acesso e os novos valores o sentimento que trarão o conforto e o bem-estar, esses são os sentimentos positivos da emoção coletiva.
Pense então como a emoção e o sentimento positivo podem ter um grande impacto no desejo de consumir a sua marca. Dentro disso, crie produtos que os consumidores vão querer valorizar, faça parcerias com comunidades online ou locais, venda em plataformas exclusivas ou de comércio social para o público que demandam valores mais sustentáveis, participe de eventos com transmissões ao vivo, e aumente a sua base de clientes de uma forma mais justa e inclusiva.
Os consumidores otimistas têm maior capacidade e resiliência para se adaptar às mudanças, tem a mente aberta, contexto ideal para criar novos produtos e fazer parcerias, atuar com sub nichos de mercado ou produtos exclusivos, buscar alinhar seus produtos às tendências de estilos de decoração que tragam os sentimentos de nostalgia
Valorizar a memória afetiva ligada às percepções sensoriais, ter grande sentimento pela nostalgia, ou seja, as lembranças específicas do passado, são gatilhos para alcançar o consumidor que valoriza o design de interiores em estilo retrô ou vintage, trazendo essa sensação de bem-estar e saudade. O retrô é uma referência antiga para criar algo e o vintage é o clássico usado novamente.
Alguns gatilhos emocionais são a comidinha da mãe ou avó, o cheiro, as brincadeiras de infância, as reuniões em família, as peças de roupas e objetos são sentimentos da boa nostalgia que trazem alegria e benefícios. São móveis, objetos e roupas que já entraram na sua história.
O estilo retrô valoriza o design de móveis com formas mais arredondadas, madeiras clássicas, objetos em vidro e metal, e cores calmantes em tom pastel, entre as quais destacamos o azul céu ao verde claro e rosa, o pé palito é supervalorizado, no design atual há a reinterpretação por um estilo do passado, mas que continua na moda, proporcionando ambientes mais românticos.
Já o estilo vintage reforça as peças torneadas, cores mais fortes, veludos em azul, verde e marsala, vermelho e alaranjados. Traz um ambiente maximalista que mistura diferentes móveis e objetos, valorizando a história individual de cada um. São realmente objetos antigos de verdade, como um telefone, uma cristaleira, uma rádio vitrola, uma luminária trazendo esse sentimento de acolhimento. As madeiras são em tons mais marcantes e cores terrosas, combinando com poltronas.
Essas podem ser novas formas e estratégias de conexão humana para atingir o bem-estar. Pense nisso.
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