Qual o segredo das cores

Dentre as várias inspirações para a compra do móvel, a cor é uma forte motivação para o consumidor

Publicado em 31 de março de 2021 | 11:34

Estudos mercadológicos comprovam que é emocional a motivação da compra. No cérebro humano, a razão vem carregada de análises, mas é a emoção que nos impulsiona, por isso que quando vamos comprar um móvel, a emoção nos domina e nossos sentimentos mais profundos como auto estima, bem-estar, prazer e satisfação nos envolvem.

Dentre as várias inspirações para a compra do móvel, a cor é uma forte motivação para o consumidor, pois sensibiliza nossos sentidos, amplia nossa imaginação sobre os ambientes, valoriza o design e nosso estilo de vida, reforçando nossos valores pessoais.

Quando o consumidor precisa escolher entre vários móveis na loja, nada mais natural que, em um primeiro momento ele relacione a escolha à imagem de móveis com cores. E como entrar em um supermercado e ter de escolher entre inúmeras marcas, a embalagem vai impulsionar suas decisões de escolha. Imaginem se tivéssemos uma prateleira cheia de embalagens brancas, seria bem difícil escolher, desta forma aumentar a percepção do design e diferenciação pela cor estabelecerá, por meio da imagem a satisfação e valor àquilo que mais vai agradar. Porque as consumidoras adoram ir às lojas para comprar móveis, dizem que é como passear no shopping e escolher o que vestir, é assim para decorar a casa.

A cor pode influenciar o estilo do móvel, sofisticado, casual, rústico, vintage, pop, jovem, colorido, neutro. As cores são estímulos que potencializam as características emocionais de uma marca. Cada tom tem uma percepção, e combinados entre si, de forma harmoniosa, criam a atmosfera que procuramos em nosso lar.

Para quem vai desenvolver um produto e precisa escolher que cor vai usar, a primeira dica é pensar entre dois grupos: as cores quentes e as cores frias. Pesquisadores explicam que é a temperatura da cor. Se olharmos as cores do espectro de luz, o verde fica no centro e é considerado uma cor neutra em temperatura, não é por acaso que esta cor está presente em toda a natureza e com várias tonalidades. O laranja, o amarelo e o vermelho são cores quentes, por isso são vibrantes e carregam luminosidade e energia expansiva, estimulante, favorecendo nossa interação. As cores violeta, índigo e azul são consideradas frias e possuem menos luminosidade, por isso são as cores do céu, da água, são calmantes e relaxantes.

Para as empresas que estudam e pesquisam previsão de tendências de consumo e design, as mudanças de comportamento e os insights sobre tendências de design de interiores determinam as cores que estarão em alta. Vamos trazer alguns insights para inspirar a escolha de cores para 2021 e suas mensagens.

Temas como Biofilia e Botânica aparecem como forte inspirações para a escolha de cores em tonalidades de verde, terra e neutros em 2021. Os tons de marrons, laranjas e terra são revigorantes. O verde predominante na natureza é uma cor mediadora entre pensamentos e emoções, é considerada a cor do equilíbrio e fluidez dos pensamentos. Na natureza aparece em tonalidades quentes e frias e simboliza saúde, vitalidade, esperança, além de juventude, além de trazer valores como sustentabilidade e preocupação com o planeta, e seu poder bactericida e de higiene. Indicada para cozinhas e salas.

O azul é a cor mais fria do espectro de luz, é a cor da confiança e da tolerância, trazendo paz e calma. Está presente na natureza, no céu, no mar, por isso quando observamos a natureza em seu estado contemplativo, aquietamos a mente. A inspiração do azul será muito presente em 2021, pois carrega emoções como generosidade e doação, além de favorecer a meditação e a espiritualidade. Indicada para quartos.

O amarelo será também uma cor em destaque para 2021 já que transmite a sensação de manhãs ensolaradas, estimulando a criatividade, traz clareza mental acerca dos acontecimentos do dia a dia, além de ser a cor da alegria e do bom humor, talvez por isso, olhando o momento em que passamos este ano, reclusos por conta da pandemia, foi escolhida a cor do ano 2021 pela Pantone e pelas Tintas Eucatex. O amarelo é a cor para ressignificação, para a busca de novos rumos. Indicada para área social como sala e cozinhas, além de escritórios.

Procure vivenciar as sensações das cores que fazem parte da sua vida e transportar essas emoções para a identidade dos seus ambientes e decoração, fica a dica.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Andrea Krause

Designer e especialista em comportamento de consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestrado pela FAUUSP. Com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de materiais para o setor moveleiro e de construção civil. Atua como consultora de marketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estuda macrotendências do morar e formação de gosto, especialista do tema “Cor”.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646