Reputação e ESG

Publicado em 12 de junho de 2025 | 10:28

O momento atual está apresentando uma “pegadinha” que coloca em risco a reputação de empresas e de suas lideranças. Se no passado recente uma empresa entrou na “onda do ESG, da diversidade, da proteção do meio ambiente e no desenvolvimento de comunidades” e agora, por conveniências momentâneas, ela resolve dar uma guinada e abraçar o retrocesso, voltando à idade da pedra em seus princípios de gestão, como ela será percebida por quem se conectou a ela lá atrás?

O que irão achar aqueles que acreditaram em você? Será que um possível ganho de curto prazo compensa jogar na lama o que se levou anos para construir?

Reputação é sobre jornada e não aceita guinadas ao sabor do vento. Quem você é depende da verdade do que você faz, do que você realmente entrega para quem compra de você, para quem escolhe trabalhar com você e para quem escolhe ser seu parceiro de negócios.

E o que mais me impressiona é a incapacidade de ser estratégico, de olhar ali na frente. Será que os desastres climáticos, potencializados pelo aquecimento global, deixarão de acontecer?

Será que os 53% dos brasileiros que mudaram a marca que consumiam porque a empresa anterior não estava alinhada com suas expectativas de políticas socioambientais vão deixar de considerar este fator na hora de consumir?

Levantamento da PwC, junto com o Instituto Locomotiva, indica que 9 em cada 10 brasileiros das classes C, D e E direcionam hábitos de consumo a lojas e marcas socioambientalmente responsáveis. O que te leva a crer que estas pessoas vão deixar de lado suas convicções?

A perda de reputação pode gerar impactos financeiros significativos para as empresas. Estudos indicam que crises reputacionais podem reduzir em até 30% o valor de mercado de uma empresa, afetando diretamente investidores e acionistas. Além disso, segundo a consultoria Weber Shandwick, 63% do valor de uma empresa pode estar ligado à sua reputação. Consumidores também reagem: uma pesquisa da Edelman revelou que 64% dos clientes boicotam marcas após escândalos ou falhas éticas. Esses danos podem levar anos para serem revertidos, resultando em perda de competitividade, dificuldades em atrair talentos e aumento do custo de capital.

Quando consultamos o dicionário, temos as seguintes definições para a palavra reputação: prestígio, boa fama ou reconhecimento adquirido por mérito; honra ou dignidade que caracteriza uma pessoa ou instituição.

No contexto empresarial, a reputação está ligada à percepção do público sobre a credibilidade, ética e desempenho de uma organização, influenciando diretamente sua competitividade e sucesso no mercado. Se você não liga para sua jornada, para sua reputação, ao menos pense no dinheiro que você vai perder.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Bira Miranda

Publicitário, especialista em ESG com cursos no United Nations System Staff College e na EDX - Solve - Mit (Massachusetts Institute of Technology). Fundador e Líder de Estratégia na YPY Consulting - Consultoria em Sustentabilidade e Presidente da Associação de Assistência e Desenvolvimento Humano DaRua (Entidade dedicada a acolher pessoas em situação de rua em SP). linkedin.com/in/biramiranda

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