Resultado = Simples Profissionalizado

O fato de que nada é totalmente estabelecido nunca fez tanto sentido, mas, como aproveitar o momento e os acontecimentos e usá-los a favor para desenvolver novos negócios e formas de pensar para atingir uma nova posição de mercado?

Publicado em 16 de julho de 2020 | 10:55

O fato de que nada é totalmente estabelecido nunca fez tanto sentido, mas, como aproveitar o momento e os acontecimentos e usá-los a favor para desenvolver novos negócios e formas de pensar para atingir uma nova posição de mercado? Talvez nunca tenha ficado tão transparente como agora o fato de que é preciso considerar o incerto, na maioria das vezes o caminho tradicional nos leva a fazer um planejamento com foco em um futuro linear, e a primeira reação seria estabelecer uma meta de crescimento a curto prazo com base no faturamento dos últimos meses, porém, em momentos inusitados como o que estamos vivenciando, isso parece não fazer muito sentido não é mesmo? Mas quando falamos de considerar o incerto, qual o caminho a seguir?

Jim Collins, no seu livro Empresas Feitas Para Vencer diz que, as organizações que aprenderam a utilizar da tecnologia e das rápidas mudanças de mercado na hora de compor as suas estratégias tem um processo contínuo de aperfeiçoamento, e que esse deve estar inserido na cultura da empresa. Collins também cita sobre a importância de ter à frente profissionais capazes de antever os problemas profissionalizando tarefas simples. De forma intrínseca, até aqui estamos falando em uma cultura baseada na inovação, e, se ainda não faz parte do dia a dia da sua empresa, pode ser inserida de forma gradual e definitiva a partir de ações simples… Lembrando a parte citada anteriormente sobre profissionalizar tarefas simples, vamos ver a seguir algumas formas de aplicar isso ai na sua empresa:

1 – Programa de ideias: Estabeleça um processo de participação dos colaboradores, dando a eles oportunidade de contribuir com o crescimento e a inovação da empresa.

2 – Desafio de ideias inovadoras: Monte grupos de trabalho e lance desafios. Estimule-se a encontrar oportunidades estratégicas para a empresa.

3 – Melhoria contínua: Adote práticas organizadas de engajamento da melhoria contínua, entenda o que você quer e precisa melhorar.

4 – Aplique o Kaizen: Aplique o metódo Kaizen, ele incentiva a criatividade e vai colaborar na mudança cultural da empresa.

5 – Squads: Crie pequenos grupos multidisciplinares com objetivos específicos, com tarefas e autonomia para tomada de decisões.

6 – Pesquisa de desenvolvimento: Invista na organização de P&D dentro da empresa para aprimorar os produtos e serviços e desenvolver novos.

Pode ser que muita coisa do que vimos antes você já tenha visto por aí, mas, talvez não tão formalizado, então, aproveite a oportunidade e transforme isso em parte da cultura da sua empresa. Essa estruturação é um dos trabalhos que realizo através da CL – Consultoria e Assessoria, sempre com foco nos resultados e na construção de uma indústria mais inovadora, afinal, para ter algo que nunca teve, tem que fazer o que nunca fez!

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Receba nossa Newsletter