Seu negócio precisa de você hoje

“Hoje é sempre o dia mais importante de um negócio”, frisa especialista em inteligência de mercado, Marco Kumura

Publicado em 15 de julho de 2019 | 11:25

O grande pintor espanhol Pablo Picasso tem uma célebre frase que tenta decifrar os mistérios do tempo. Segundo ele, “não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte”. Aceitei o desafio de escrever esta coluna porque acredito piamente que hoje é sempre o dia mais importante de um negócio.

Neste espaço, pretendo desenvolver ideias e conceitos que afetam o universo do varejo moveleiro dos nossos dias. O que moverá este singelo projeto de comunicação é apoiar os que trabalham de sol a sol, os que lutam para atingir suas metas. Metas, que quando atingidas, mantém nossos melhores sonhos vivos e realizáveis.

É claro que entender a marcha dos acontecimentos é um sinal de inteligência. É preciso sempre ficar atento à memória do mercado, o que ela nos conta, o que deu certo, o que deu errado. Um olhar ao passado estabelece as referências nas ações de nosso presente.

E as lições não estão apenas no segmento moveleiro. Na ciência da gestão, muitas vezes vamos buscar cases, histórias e referências de outras atividades ou de outros setores empresariais. Por isso, elas estarão sempre no nosso radar.

O futuro também nos interessa porque nos instiga a nutrir a capacidade de antever as mudanças de mercado e de desenvolvermos habilidades de adaptação de nossas empresas, maximizando nossa competitividade e garantindo o progresso. Um olhar para o futuro estabelece um horizonte para ser trilhado nos dias de hoje.

As tendências do varejo, de forma geral, debatidas por especialistas em publicações, livros e grandes eventos corporativos serão discutidas neste espaço. Estas informações são um manancial muito rico para o aprendizado e para o desenvolvimento do conhecimento que, por consequência, possibilita aos executivos e empresários uma maior segurança no processo de tomada de decisão.

Decidir em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo é um desafio para empresários e executivos. E é exatamente este desafio que guiará a elaboração desta coluna, ao estudar os mercados, indicar referências, mostrar potenciais de crescimento ou mesmo ameaças para seus negócios de forma simples e direta.

Ousaria dizer que em nenhum outro tempo a análise de todo o volume de informações que temos à disposição foi tão vital para definirmos nossas expectativas, nossos rumos e nosso planejamento. É no presente que você vai se relacionar com fornecedores, clientes e parceiros, moldando e adaptando seus negócios. E pretendemos fazer a diferença em sua vida e em seu trabalho.

Quando vemos os exemplos de sucesso da IKEA, rede sueca de móveis, que estabeleceu novos padrões para a experiência do usuário. E também a gigante online Amazon, que se tornou uma referência nos canais de vendas digitais. Ou mesmo qualquer outra marca de movelaria que concorre diretamente com seu negócio, temos que admirá-los e admitir que fizeram muito bem o seu trabalho. E principalmente, buscar reflexão e entendimento, pois já atuaram em escalas muito menores por um bom tempo e podem ser grandes professores neste mar revolto do livre mercado.

Vamos desconstruir as falsas verdades absolutas que se transformam em armadilhas no planejamento de longo prazo e na gestão diária do seu negócio.

Vamos aprender juntos que operações online e offline não são concorrentes. São complementares. Que criar experiências de consumo para o cliente são essenciais para converter o movimento em vendas. Que o uso da tecnologia deve ser um meio para um fim, e não um fim em sim mesmo. Que o “jeitão” foi substituído pela “gestão”, e que na maioria das vezes, para ter sucesso basta fazermos o “básico bem feito”.

Enfim, vamos construir conhecimento juntos. Conhecimento pragmático que você vai aplicar no cotidiano do seu negócio. Às vezes é preciso pensar muito para entender que as lições mais simples são as que alcançam os melhores resultados.

Vamos juntos compreender melhor o varejo moveleiro brasileiro, com a convicção de transformá-lo em um segmento mais preparado e muito mais próspero.

Respeitar o passado, se inspirar no futuro, e principalmente, confiar e agir no presente. São os preceitos que irão reger este nosso exercício quinzenal.

Até a próxima!

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais


Marco Kumura

Empreendedor, CEO da Marketscape (empresa de referência em Inteligência de Mercado), mestre em Gestão de Negócios e professor na Fundação Dom Cabral, PUC/PR e UEL. Atua também como palestrante, colunista da CBN Londrina, diretor da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ABDV) e diretor de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Tem se dedicado a estudos avançados em Estratégia, Vendas, Marketing e Inovação. Desenvolveu projetos empresariais no Brasil, em países da América Latina, Oriente Médio, África e Leste Europeu.

Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646