Sim, seu concorrente cobra mais e vende!

Descubra o poder da sua marca

Publicado em 25 de julho de 2023 | 11:22

Uma marca vai além de ser apenas uma representação simbólica de uma empresa. Ela é a própria essência da empresa, é como ela se expressa e se posiciona.

Assim como as pessoas, as marcas possuem uma verdade e um propósito, e é crucial que comuniquem e evidenciem sua natureza em tudo o que  vendem e fazem.

Quando você não está presente, o que as pessoas falam sobre a sua marca? O que sua marca promete? E, mais importante, o que sua marca entrega?

Lembro-me de uma experiência que tive quando trabalhava em uma franquia da Coca-Cola. Meu diretor disse: “O líquido que temos nas garrafas é apenas um líquido preto, doce e com gás, mas não é isso que vendemos. Nós trazemos a força e a energia da marca para a vida das pessoas, e é por isso que elas compram”.

É claro que a qualidade do produto é um aspecto a ser considerado, mas a marca é o que diferencia e tranquiliza um consumidor no momento da compra. Mesmo que o consumidor não possa adquirir o produto imediatamente, ele defenderá e citará a marca como referência.

Engana-se quem pensa que apenas os mercados de luxo se preocupam com a marca. O consumidor, cada vez mais conectado, valoriza seus investimentos e busca sempre o melhor dentro de suas possibilidades. No entanto, quando não há uma referência de marca, o preço se torna o fator determinante.

Não basta apenas ser criativo, contratar uma boa agência ou designer, ou montar um departamento de marketing. É preciso entender a empresa, o mercado, o produto, a concorrência e ter clareza sobre o que a marca é e o que ela não é!

Para compreender como um concorrente consegue vender mais caro com um produto pior ou igual ao seu, é fundamental entender que ele faz uma gestão focada no mercado e investe na construção de uma marca sólida. Uma marca bem estruturada permite uma comunicação eficaz, oferece propostas de valor únicas e cria conexões emocionais com os clientes. Ao analisar o públicoalvo, conhecer a concorrência e investir na definição da identidade da marca, é possível obter um maior retorno sobre o investimento e alcançar sucesso duradouro no segmento moveleiro.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Dani Moro

Consultora de Marketing e Vendas – DM Estratégia e Mercado

Receba nossa Newsletter

    Mais Lidas