Táticas usadas pelas startups para inspirar seu negócio

Publicado em 22 de março de 2023 | 14:57

As mudanças na forma como a nova geração consome produtos e serviços vêm transformando os negócios globalmente. As inovações com reconhecimento de valor são vistas como sinônimo de mudanças, atendem a novos propósitos, novos hábitos e motivações. São essas as experiências que facilitam a vida dos consumidores, de acordo com o nicho de mercado.

A questão é que nos dias de hoje, os negócios estão sujeitos a ambientes cada vez mais imprevisíveis, exigindo mudanças organizacionais rápidas, seja na cultura, tecnologias, processos e nas relações com seus clientes.
Devido a urgência, atualmente as empresas são obrigadas a buscar novos caminhos. Muitas empresas têm o desafio de explorar ao máximo os recursos tecnológicos e de processos, ou querem criar produtos e serviços incrementais ou disruptivos. A inovação permite que as empresas ganhem competitividade, estejam à frente de outros players e aumentem a eficácia com lucros melhores.

O empreendedorismo, por outro lado, é uma característica pessoal. Muitos querem ser empreendedores de si mesmo, investem no seu potencial, são pessoas que têm a capacidade de resolver problemas, gerar oportunidades e soluções, porém muitas boas ideias propostas não avançam devido à cultura organizacional.
Transformando os antigos modelos de trabalho, as startups são empresas que ganham cada vez mais espaço no mercado, elas ajudam a pensar o negócio de uma forma diferente e, principalmente, com mais agilidade, usam as informações com muita transparência e com menos hierarquias. Elas são mais flexíveis e colaborativas. Se a sua empresa precisa fazer as coisas com melhores resultados, o momento requer inovações e flexibilidade.
Mas como simplificar os negócios com um espírito empreendedor? É possível utilizando técnicas e ferramentas que as startups já usam, começando pela solução de um problema ao seu modelo de negócio, fazendo, por exemplo, o uso de um modelo de prototipagem e produtos mínimos viáveis. Os riscos fazem parte do processo de inovação, mas as boas ideias podem ter um crescimento rápido e também sustentável.

As boas ideias surgem quando há a mentalidade de que errar muitas vezes é necessário, pois a falha é uma opção até chegar ao produto ou serviço de sucesso. Isso significa arriscar. Por isso muitos gestores gostam de manter relações com startups e têm buscado apoio para solução de vários problemas, querem mudar da luta pela sobrevivência para um crescimento estável. Muitas empresas já usam metodologias ágeis através de grupos de pessoas multifuncionais, para testar ideias de novos produtos ou serviços. Igualmente, a metodologia de Design Thinking é uma forma eficiente de alcançar bons resultados junto ao time colaborativo.

Olhar como as empresas inovadoras funcionam, muitas com recursos limitados, pode esclarecer por que elas são diferentes das empresas tradicionais. O primeiro passo para as transformações e inovações é priorizar a comunicação com seus colaborados, reter talentos engajados e dispostos a colaborar, mas é preciso deixar muito claro o que você espera deles.

Com um ambiente de experimentação, será preciso envolver sua equipe e trazer para o time pessoas especializadas para auxiliar nas transformações de sua empresa e solução de problemas do seu negócio. A cultura da inovação nas startups vem do método de trabalho utilizado, seu ambiente reúne empreendedores dispostos a colaborar, de forma criativa, disruptiva, pensando fora da caixa, em um ambiente que incentiva o aprendizado e está sempre atualizado, usa metodologias ágeis, propondo novos modelos de negócios e processos mais simples.

Se você quer contratar profissionais com essas qualificações, será fundamental trabalhar numa cultura da transformação. Por isso é fundamental para priorizar a comunicação sobre os seus serviços ou produtos, realizar experimentos e protótipos testados e refinados com seus clientes, para a solução de problemas, pois isso traz grandes aprendizados, mesmo que o experimento não dê certo. Mas a liderança deve ser, acima de tudo, transformadora. Pense nisso.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Andrea Krause

Designer e especialista em comportamento de consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestrado pela FAUUSP. Com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de materiais para o setor moveleiro e de construção civil. Atua como consultora de marketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estuda macrotendências do morar e formação de gosto, especialista do tema “Cor”.

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