Tendências para o design criativo em 2025
Publicado em 2 de maio de 2025 | 15:51
Estimular o processo criativo no segmento de móveis significa manter-se atualizado sobre inúmeros temas ligados ao design como tendências globais, comportamento do consumo nas diferentes gerações, inovação tecnológica e sustentabilidade, dentre vários da atualidade.
A criatividade pode vir de um contexto global ou local. Este ano, várias marcas participaram de feiras no primeiro trimestre como Femur, Movelpar, Movelsul e Yes SP, o que possibilita entender melhor as principais inovações de cada marca. Mas alimentar o processo criativo no design vai além das feiras regionais do segmento de móveis, ou seja, é fundamental olhar para o design transversal, onde a criatividade é cultivada e nutrida de maneira estratégica.
Um ambiente criativo deve ser incentivado pelos gestores através de uma cultura onde o erro traz experimentações e ensinamentos para alcançar a inovação. Incorporar estudos sobre novos materiais e princípios de economia circular alimentam a criatividade e estão alinhados aos desejos das gerações mais jovens como, por exemplo, móveis com materiais ecológicos e biodegradáveis, uso de reciclados ou resíduos gerados pelo processo. Isso só é possível quando há uma cultura da inovação na empresa que começa pelos gestores.
Mas o que as novas gerações de consumidores desse mercado buscam?
Elas procuram marcas sustentáveis que têm um propósito maior e apresentem soluções de móveis com design funcional, que ofereçam soluções práticas para micro habitações ou apartamentos compactos, como peças modulares e multifuncionais, conexões com tecnologias com entradas USB, mesas com carregamento sem fio e conectividade tecnológica com os usuários. Oferecer a possibilidade de customização dos móveis trará um rico repertório para inovação e funcionalidade.
As marcas precisam de uma nova mentalidade para explorar ideias, tecnologias e processos, por isso seu time criativo pode receber muitas inspirações através de imersões em eventos culturais de design ou viagens com experiências imersivas como feiras de móveis, matérias-primas, em outros segmentos e países.
Vamos destacar alguns insights criativos da 14ª edição da DW Semana de Design de São Paulo, um dos maiores eventos de design da América Latina, que aconteceu entre os dias 10 e 16 de março em São Paulo e reuniu 300 atividades em oito distritos de design. O festival urbano de Design Weekend é um movimento das cidades, portanto antecipa as tendências e é uma grande fonte de inspiração. Este ano, o tema principal refletiu sobre a relação entre o tecnológico e o artesanal, um mundo híbrido entre o mundo digital e analógico, redescobrindo o toque humano ao design, o objetivo foi desafiar formas tradicionais e estimular materiais alternativos para o novo design.
Os principais eixos de discussões enfatizaram a coexistência da inovação e da tradição como pilares desse festival urbano de design. Reflexões sobre o uso de materiais de baixo impacto ambiental e estímulos à circularidade através de produtos biodegradáveis e recicláveis, além das inovações tecnológicas integradas ao design, com baixo consumo de energia, proporcionarão insights e reflexões. Através do design afetivo, o DW reforçou a valorização das culturas locais e seu impacto no desenvolvimento de produtos, destacando materiais naturais e elementos que criam referências culturais através do design brasileiro.
Em uma economia de transformações o processo criativo no design de móveis necessita dessas inspirações constantes. São profissionais com uma mente aberta ao experimento, ao novo e, principalmente, à quebra de paradigmas e rompimento sobre um modelo de vendas que oferta mais do mesmo. O design é, portanto, a principal estratégia de competitividade, já que desafia o novo e o verdadeiramente inovador, por isso a cultura da inovação precisa ser estimulada de dentro para fora. Você já pensou sobre isso?
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